Erros que você pode estar cometendo na papelaria personalizada

erros que você pode estar cometendo na papelaria personalizada

Quem trabalha na área da papelaria personalizada é bem provável que já tenha cometido pelo menos algum erro ao longo da sua trajetória. Contudo, para quem ainda é iniciante, saber quais são os erros que você pode estar cometendo, pode ser um alerta para se corrigir, o quanto antes.

Toda empreendedora iniciante, tende a sofrer com erros comuns de primeira viagem, por isso, é importante aprender com outras pessoas, aquilo que deu certo ou não. Dessa forma fica mais fácil não cometer os mesmos erros.

Sendo assim, separei alguns dos principais erros mais cometidos dentro da papelaria personalizada, que podem te alertar no seu negócio, para não cometer os mesmos. Para saber mais, continue lendo.

1.      Investir em ferramentas caras logo de cara

Eu sempre alerto e digo aqui e lá no meu Instagram, que não há necessidade de investir em máquinas de corte ou ferramentas caras para começar na papelaria personalizada. Muita gente ainda acredita que é necessário começar investindo muito e isso não é uma verdade. Inclusive pode ser um dos erros que você pode estar cometendo.

Nos meus cursos, do Básico ao Luxo, dentre outros, eu até chamo carinhosamente de tesouretes as artesãs iniciantes que trabalham usando apenas a tesoura. É totalmente possível iniciar apenas com a tesoura, sem a necessidade de investir em nada que seja muito caro. Claro que no decorrer da sua trajetória e com o aumento da demanda, fazer esse investimento pode ser interessante. Mas não é algo obrigatório logo de início.

2.      Não definir um nicho

A papelaria personalizada é muito versátil. É possível trabalhar em muitos nichos diferentes e ter um leque tão amplo assim, pode ser difícil para sua empresa no início. Ao nichar o seu trabalho, fica mais fácil se especializar e dessa forma, o público entende que você é melhor naquilo que oferece.

Além disso, ao ter um portfólio muito variado, pode confundir os clientes, ao não identificarem ao certo, com que tipo de produto você trabalha. Tenha em mente que nichar, não significa que você não pode trabalhar com outras áreas. Mas ter uma ou duas opções de nicho no início, pode ser mais fácil de começar a conseguir novos clientes.

3.      Não ter uma meta de faturamento

Um dos maiores erros que você pode estar cometendo na papelaria personalizada é de não ter uma meta de faturamento. Assim como em qualquer empresa, é importante ter uma meta de salário, uma meta de quanto vender ao longo do mês.

Já expliquei em outro artigo aqui no blog, sobre a importância de ter um pró labore, de ter um salário com o faturamento da empresa. É essencial saber separar o que ganha na pessoa jurídica da pessoa física e para que isso funcione, é muito importante se organizar corretamente.

4.      Não ter uma estratégia de vendas

Assim como ter metas de faturamento é importante, ter estratégia de vendas é essencial. Sem uma estratégia para vender, dificilmente você conseguirá atingir a sua meta. As estratégias servem para captar, vender e fidelizar os seus clientes.

Parte disso também envolve o tipo de produtos que você tem para oferecer que pode ou não ser recorrente. Além disso, muitas artesãs iniciantes na papelaria personalizada oferecem seus produtos a preços muito baixos, ou em grandes quantidades e isso leva tempo demais para ser feito, gerando um lucro muito baixo.

Esse tipo de atitude mostra a falta de estratégia para vender. Ao começar a precificar os seus produtos, é preciso ter em mente esses detalhes, para saber quanto tempo você leva para produzir, qual a sua margem de lucro e assim, não cobrar muito barato. Esse acaba sendo um dos maiores erros que você pode estar cometendo.

5.      Não usar as redes sociais

As redes sociais são de grande ajuda para quem trabalha com papelaria personalizada, com artesanato ou encomendas em geral. Além de ser uma plataforma gratuita para criar conteúdo e conquistar mais público, elas também servem como uma grande vitrine para mostrar o que você tem para oferecer.

Entretanto, é fundamental saber como usar as redes com estratégia e conhecimento para obter mais sucesso. Caprichar nas fotos, se comunicar com seu público, gerar engajamento e desejo com seus produtos é algo que vai fazer toda a diferença no seu negócio.

6.      Bônus – usar o dinheiro da empresa de forma errada

Mais uma vez, levanto aqui um dos erros que você pode estar cometendo na papelaria personalizada ao misturar as suas contas pessoais com a conta da empresa. O ideal é que você tenha um CNPJ aberto, para formalizar a empresa, e assim, abra uma conta em nome dela.

Tudo o que você ganha com os produtos e encomendas vendidas, deve ser direcionado para a conta da empresa, e dessa forma, o seu pagamento é feito em sistema de pró-labore. Ou seja, um dia no mês, você faz o seu próprio pagamento, que deve ser definido como salário.

O que sobra na conta da empresa, é o caixa, que deve ser usado para a compra de mais materiais, para investimentos em novas ferramentas e também para cobrir possíveis despesas que venham a acontecer. Para definir um salário, tenha em mente um valor fixo, que pode ser usado inclusive para saber o valor cobrado pela sua hora, durante o trabalho na papelaria personalizada.

Conclusão

Erros que você pode estar cometendo podem ser corrigidos. O mais importante é se atentar ao que está errado, o que pode atrapalhar ou interferir no seu negócio e mudar de atitude. Errar é algo absolutamente normal para quem está empreendendo, mas persistir no erro é o que pode prejudicar a sua empresa. Esteja atento a isso.

-----------------------


DBL Plus
-----------------------

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *