O que postar para engajar minha audiência além dos meus produtos?

O que postar para engajar minha audiência além dos meus produtos?

Oi meus amores, engajamento nas redes sociais hoje em dia é algo realmente importante e faz toda a diferença para manter a entrega de acordo com o algoritmo da rede social. Para isso, não existe uma fórmula mágica, é preciso identificar a melhor maneira de fazer isso com seu público.

É sempre possível melhorar as formas de conseguir mais engajamento, seja testando o que funciona, avaliando métricas, usar truques, dar mais atenção aos seguidores e assim por diante. Para entender melhor, separei algumas dicas que podem funcionar muito bem para perfis dos mais variados tipos.

1.      Faça perguntas

As perguntas são uma das formas mais usadas e mais eficientes de atrair atenção dos seguidores. Como consumidores, temos quase que uma tendência automática em procurar responder perguntas. As redes sociais são muito versáteis e as ferramentas permitem puxar assuntos sobre temas da atualidade, linkando elas ou não para o nicho do seu negócio ou perfil através de perguntas simples. Incentive que seus seguidores respondam para gerar uma discussão, ou uma conversa interessante nos comentários ou através do direct. Esse engajamento, aumenta o alcance da sua página.

2.      Dê dicas

Oferecer conteúdo também é algo que gera engajamento. Seguidores gostam de aprender algo novo, e dependendo de qual for o nicho do seu perfil, ensinar ou dar dicas sobre algo, pode ser uma forma de atrair audiência e engajar, inclusive pedindo dicas e perguntando o que querem aprender, ou o que querem que você ensine.

3.      Citações

Dependendo do nicho do seu perfil fazer citações pode ser uma forma de atrair engajamento na sua página. Principalmente as que são de cunho motivacional. As pessoas sempre gostam de compartilhar, e isso também pode gerar curtidas e comentários sobre o assunto. Sendo assim, quando for escolher uma citação para postar, opte por aquelas que tenham a ver com seu nicho ou que atendam o seu público de alguma forma. Elas precisam ser impactantes para fazer efeito.

4.      Storytelling

Para criar conteúdo nas redes sociais hoje em dia e conseguir engajamento é essencial saber contar histórias. Essa é uma das etapas do Inbound Marketing, nesse caso a parte que sabe contar uma história através da marca. Isso humaniza? Humaniza, e quando bem feita, gera muito engajamento, independente do formato em que é feito. Se é através dos stories, se é no feed, se é em forma de Reels ou vídeo, não importa. Isso precisa fazer parte da estratégia para gerar mais engajamento, sempre que possível.

5.      Outros formatos de conteúdos

Conteúdo em forma de foto e vídeo são algumas das formas que mais atraem audiência nas redes sociais atualmente. O engajamento parte do momento em que a audiência reage ao seu conteúdo de alguma forma. Seja salvando, curtindo, comentando, compartilhando. Por isso, quando você produz conteúdo para ter algum desses efeitos, é preciso criar algo que seja atrativo para gerar alguma dessas reações.

6.      Aproveite os recursos do Instagram

A rede possui diversas ferramentas que permite a criação de vários tipos de conteúdo e quando forem feitas voltadas para gerar engajamento. Recursos como stories permite uma vasta forma de gerar interação com os seguidores, seja através da caixa de perguntas, dos testes, enquetes, etc. É a forma mais fácil e mais rápida de puxar papo com seus seguidores de uma forma casual, sem muito ensaio ou edição.

Para quem tem interesse em melhorar o engajamento é necessário também aprender a usar os melhores horários. O Instagram oferece essas métricas para saber qual os melhores horários para publicação e interação com seu público. Use isso a seu favor e publique nos melhores horários, quando há picos de acesso. As chances de ter mais engajamento são maiores.

Siga-nos no Instagram

Leia também: Silhoutte ou Tesoura

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário