Como produzir conteúdo sem virar escravo das redes sociais

Como produzir conteúdo sem virar escravo das redes sociais

Acredite, é possível crescer nas redes sociais e produzir conteúdo de qualidade, sem ter que viver online nas redes sociais. As redes sociais mudam de tempos em tempos, assim como o seu algoritmo e isso acaba fazendo com que tenhamos que nos reinventar a todo momento para conseguir manter a audiência e o engajamento.

Quem já tem um público fiel, consegue se adaptar melhor a essas mudanças, mas quem está em crescimento, acaba sofrendo um pouco, por ter que produzir conteúdo a rodo para se manter na timeline das pessoas.

É válido ressaltar que milhões de seguidores não querem dizer nada. Ter uma audiência fiel, significa ter um público engajado, que acompanha seu trabalho, curte e comenta suas publicações e isso pode ser conquistado, sem a necessidade de fazer 200 fotos por semana, postar 50 stories por dia, ou seja, lá quantos Reels sejam necessários.

O mito da criação de conteúdo

Não há necessidade de criar conteúdo em excesso, só para aparecer o tempo todo da timeline dos seus seguidores, o público hoje em dia mudou também e está mais interessado em conteúdo de qualidade. Quando se decide produzir conteúdo para as redes sociais, eles não precisam ser perfeitos o tempo todo, com uma baita edição, mas ele precisa ser consistente com o que o seu perfil deseja agregar, deseja acrescentar ao seu público. Precisa ser relevante.

Sendo assim, é muito melhor criar 3 posts incríveis por semana, do que 20 que vão encher linguiça. O comportamento de consumo das redes sociais mudou e por isso, que hoje em dia existem mais textões nas legendas. Quem lê um texto longo, mostra que tem interesse naquele assunto e esse tempo ali, indica que o conteúdo é interessante para aquela pessoa.

 O conteúdo precisa seguir os formatos que dão certo

Antes de continuar é preciso entender o seu público. Ao fazer o acompanhamento das suas métricas, você vai conseguir avaliar o que dá mais certo no seu perfil. Se é sequencia de stories em vídeo, se é em texto, o que as pessoas gostam mais de acompanhar. Além das métricas é sempre possível perguntar e fazer enquetes para saber qual é o conteúdo que funciona para sua audiência. É sempre importante ter esses dados na hora de produzir conteúdo.

Conteúdos variados

O Instagram por exemplo, hoje em dia permite uma variedade enorme de formatos de conteúdos que funcionam para os mais diversos nichos. Isso significa que quem é tímido não precisa gravar vídeos ou aparecer para criar conteúdo, por exemplo.

Os empreendedores podem criar conteúdos de diversas formas, através de texto, imagens, carrossel, vídeos, os stories já é versátil o suficiente para criar conteúdos em vários formatos, basta entender o que o seu público consome.

Planejamento de conteúdo

Entendendo tudo isso que foi dito até aqui, basta se planejar para produzir conteúdo que funciona, sem ter que perder horas e horas do seu dia online dentro da plataforma. É claro que é o engajamento exige uma interação entre você e seus seguidores, mas não necessariamente será preciso gastar horas e mais horas para criar conteúdo.

Ao montar a sua estratégia tendo em mente o que funciona no seu perfil, fica um pouco mais fácil criar e planejar o conteúdo que vai alcançar o seu objetivo dentro da rede social. Se é atrair mais seguidores, ou atrair possíveis novos clientes, isso vai depender da sua estratégia. O fato é que para criar conteúdo e manter uma consistência, sem atrapalhar o seu dia, é preciso se planejar.

Produza conteúdo que seja relevante para sua audiência, ele não precisa ser perfeito, mas precisa ter a ver com o seu projeto, com o seu trabalho, seus objetivos.

Siga-nos no instagram

Leia também: Plataformas online para vender meu artesanato

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário