Caixa Maleta – Passo a Passo

Caixa Maleta – Passo a Passo

Oi meus amores, como vocês estão? Vamos aprender mais um passo a passo, dessa vez uma caixa maleta. Eu trouxe essa ideia aqui pro blog, para mostrar algumas dicas especiais, para fazer esse projeto.

Esse projeto ele pode ser feito com qualquer personagem, qualquer tema que vocês queiram. Basta usar o programa Studio e fazer a alteração que quiserem, desde tamanho, cores e personagens.

Feito isso, depois de imprimir e recortar todas as partes da caixa maleta, é importante deixar cada item separado. Para não misturar durante a montagem. O início é feito pela capa. Sendo assim, separe os pedaços de papel roller para começar a montar essa capa dos personagens.

Montagem da capa

A minha capa eu faço a impressão em um papel, com laminação. Você pode fazer com a maquina própria para isso, de BOPP, ou usar o papel contact transparente para isso. Essa laminação é feita para proteger a imagem. Com isso, ela não desbota com facilidade.

Comece passando cola no papel roller, para colar na impressão da capa. Use um pincel para adicionar a cola no papelão e depois espalhe com um rolinho de pintura. É fundamental não deixar excesso de cola para que o papel não sofra alteração pela umidade.

Você vai ver que o molde tem a imagem invertida. Sendo assim, um lado está de ponta cabeça para o outro. Isso é normal porque nós vamos dobrar essa capa depois.

Após posicionar o papelão do papel na caixa maleta, verifique se está na posição correta e em seguida, cole as outras partes. Não se esqueça de usar o gabarito entre as partes da capa, para facilitar a dobra. Outro ponto importante é de usar a espátula para alisar o papel e marcar bem nos espaços onde as dobras serão feitas.

Essa é uma técnica básica de cartonagem, que também está disponível no meu curso Do Básico ao Luxo. O curso é completo e ensina tudo o que você precisa saber sobre a papelaria personalizada. Ideal para quem quer mergulhar de cabeça nesse universo e quem sabe até transformar em um verdadeiro negócio.

Dando continuidade, para fazer o acabamento da capa, você via usar o fio de cabelo, para cortar as pontas do excesso de papel. Esse corte é feito para que a borda do papel possa ser dobrada e fazer aquele detalhe no papelão, encapando ele.

caixa maleta
Recorte lateral da capa

Acabamento da capa

Depois de cortar os quatro cantos do papel na capa, é a hora de dar acabamento para essa parte. Eu gosto de usar a fita dupla face, por ser mais fácil e prática. Mas você pode fazer usando a cola e um pincel também.

Passo a fita por toda a borda da capa e depois vou passando a espátula bem firme nos vincos para fazer a dobra. Assim que tirar a proteção da fita, use a espátula para fazer a dobra com precisão e ir colando na fita. Essa técnica deixa o acabamento perfeito.

dobra do acabamento da capa
Dobra da capa finalizada

Para fazer as últimas dobras, você pode tirar mais um pouco de papel com a tesoura mesmo, o excesso, e novamente passe a fita dupla face para colar. Faça o mesmo processo que foi feito nas outras laterais.

Antes de ir para o próximo passo, você pode aproveitar e já fazer os furinhos na aba do meio da capa, para colocar as alças da caixa maleta no final do projeto. Sendo assim, faça as medições corretamente e use um bisturi de precisão para abrir os furos.

Fazer isso antes de colar o último papel por dentro, facilita o processo, para que o papel não atrapalhe esse corte. Portanto, depois de fazer os furinhos, faça o acabamento interno da capa. Use um papel da cor de sua preferência e cole na parte de dentro fazendo todos os vincos de dobra. Recorte as rebarbas finais e agora a capa da caixa maleta está pronta.

Montagem da bandeja da caixa maleta

Para quem não conhece nada ou não sabe as técnicas de cartonagem, não deixem de acompanhar as minhas aulas gratuitas. Elas acontecem toda quinta feita, às 20h, lá no meu canal do Youtube. Onde eu ensino diversas técnicas e projetos novos, conto as novidades e muito mais.

curso gratuito de personalizados

Antes de começar a montagem da bandeja, você pode aproveitar e já encaixar a alça da caixa maleta. Essa alça pode ser feita de várias formas, dependendo do tipo de materiais que vocês encontram, ou até mesmo da criatividade de cada um.

Para dar início a montagem, pegue o papel roller já cortado e passe cola por toda a sua extensão. Nesse passo vamos encapar a parte de dentro da bandeja. Portanto, não tem vincos para fazer. Só colar o papel de forma lisa. Passe a espátula para dar acabamento e em seguida, remova todo o excesso de papel que sobrar para fora.

Em seguida, vamos encapar a maleta pelo lado de fora. Mas antes, faça as dobras para dentro com cada um dos lados da bandeja. Use uma fita crepe para unir as laterais fechadas, umas as outras. Essa fita ajuda a dar firmeza na peça. Caso ache necessário, adicione um pouco de cola também entre as laterais.

caixa maleta acabamento interno
Caixa maleta – acabamento interno

Como essa base vai ser colada na nossa caixa maleta, a parte do fundo dela não precisa de papel. Sendo assim, vamos encapar e dar o acabamento apenas nas laterais dessa bandeja. Comece passando cola em todas as laterais e depois posicione o papel no meio, deixando uma sobra para cima e para baixo.

Use a espátula para alisar cada uma das partes. Após fazer isso por toda a extensão da bandeja. Vamos finalizar os acabamentos.

Acabamento final da maleta

Para finalizar a caixa maleta, vamos usar o gabarito para remover parte do excesso de papel. Use a tesoura para fazer um corte em todos os cantos. Esse corte vai facilitar a dobra do papel, para dar acabamento tanto para dentro, quanto para fora dessa base.

Acabamento de dobra final

Passe cola em todas as laterais para dobrá-las para o lado de dentro. Você vai fazer isso em todas as laterais, e vai passando a espátula para alisar o papel. Se o papel estiver demorando para colar, use grampos ou prendedores para fixar até que a cola esteja seca.

Repita o mesmo processo para dar acabamento do lado de baixo da bandeja, pelo lado de fora. Esse lado será colado na capa da caixa maleta, mas ainda assim, precisa fazer essa dobra e deixar o acabamento completo.

Para finalizar, você vai colar essa bandeja na base da capa. Você pode optar por colar apenas o fundo da bandeja, ou o fundo e a lateral. Eu prefiro sempre colar o fundo e a lateral, para deixar a estrutura melhor. Você pode usar cola quente para fazer essa colagem.

Para fazer o fechamento da caixa maleta, vamos fazer dois durinhos, um na base e um na capa, para colocar um fecho. Essa etapa também pode ser feita da maneira que vocês preferirem ou com o que tiverem por aí. Desde elástico, uma fitinha, um fecho com ilhós, e assim por diante.

Caixa maleta pronta
Caixa maleta pronta

Finalizado

E aí? O que acharam? Me contem se gostaram nos comentários. Eu amo fazer projetos assim, que podem servir para uma infinidade de coisas. Desde projetos de Dia das Crianças, lembrancinhas de aniversário, saquinho surpresa, ou maletinha surpresa, o que vocês quiserem.

Para quem quiser ficar por dentro e acompanhar todas as novidades que eu lanço por aqui no blog e também no meu canal, me siga no Instagram. Por lá eu mostro todas as novidades em tempo real. Vocês vão adorar!

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário