Maleta Jogos Pedagógicos – Passo a passo

Maleta Jogos Pedagógicos – Passo a passo

Oi meus amores, como vocês estão? Hoje eu vim trazer mais um passo a passo, com várias dicas, para vocês fazerem do lado daí. Além disso, esse projeto pode ser totalmente feito por tesouretes, é uma maleta e jogos pedadógicos, ideal para presentear crianças pequenas e brincar juntos delas.

Esse é um projeto de cartonagem, que eu estou disponibilizando o molde lá no meu blog, por um preço bem acessível. Sendo assim, você pode adquirir e montar junto comigo, com o vídeo do passo a passo.

A Maleta jogos pedagógicos é fácil de fazer, mas exige alguns conhecimentos nas técnicas que já ensinei aqui outras vezes. Para quem não sabe, eu disponibilizo conteúdo gratuito, todas as quintas feiras, através do meu canal no Youtube, onde você sempre vai aprender algo novo.

As lives são as quintas, e eu sempre trago um projeto diferente, uma técnica nova, ou até mesmo a gente faz um bate papo para tirar dúvidas.

Materiais da maleta jogos pedagógicos

Para começar a montar esse projeto, vamos precisar de alguns materiais específicos. Lembrando que tudo pode ser feito sem máquina de corte. Ao adquirir o molde, você recebe o arquivo em PDF e Studio, pronto para imprimir, recortar e montar.

Portanto, para começar, veja abaixo a lista de materiais que vamos precisar:

  • Cartolina color plus 180 g
  • Tesoura cascores
  • Papelão roller 2.3
  • Pincel
  • Espátula
  • Estilete e bisturi de precisão
  • Fita crepe
  • Gabarito
  • Dobradeira
  • Régua
  • Alça de plástico
  • Elástico

Montagem da base da maleta jogos pedagógicos

Para começar, separe a cartolina e cole a base do papel roller sobre o centro dela, usando o pincel e a cola. Feito isso, vire ao contrário e passe a espátula por todo o trabalho, para eliminar as bolhas e dar acabamento.

Feito isso, o próximo passo é colar as abas. Verifique os tamanhos para colar corretamente os lados do retângulo da base. Passe cola em cada uma das abas e posicione bem perto da base, sem deixar espaços.

Com a ajuda do bisturi de precisão ou de um bom estilete, retire todo o excesso de cartolina que ficou por fora das abas. Passe novamente a espátula do lado de trás e vamos fazer os vincos para dobrar. A dobra é feita para o lado de dentro. Deixando a cartolina colada pelo lado interno.

Use a fita crepe para colar as laterais. Esse processo é feito para encapar a parte interna de uma base de caixa, de uma bandeja, ou de uma maleta jogos pedagógicos, como estamos fazendo.

Feito isso, passe cola do lado de fora dessa base, e cole novamente sobre outra folha de cartolina. O processo de encampar agora será do lado externo. Passe a espátula para dar acabamento.

Nesse momento, vamos fazer o uso dos gabaritos. Esses gabaritos servem para deixar as bordas do acabamento, bem acabadas. Lembrando que é preciso usar os gabaritos, apenas em dois lados. Deixando os demais cortados bem rentes as laterais da caixa.

maleta jogos pedadógicos
Montagem da base

Acabamento

Para dar acabamento nessa parte, passe cola nas abas que estão maiores, onde foi usado o gabarito. Passe a espátula dos dois lados e depois use o gabarito novamente para colar o excesso.

Esse pequeno espaço que sobra, será dobrado para o lado de dentro, usando a dobradeira e dando acabamento interno. Entretanto, lembre-se sempre de tirar o excesso para que na hora das dobras, não sobre papel.

Dessa forma o acabamento fica perfeito, e pode ser feito também dos outros dois lados, nas laterais, para finalizar essa etapa.

Ao finalizar a base, dê início a montagem da tampa da maleta jogos pedagógicos. O processo é o mesmo, usando os mesmos materiais e as mesmas técnicas, porém, essa parte não tem todas as abas iguais a base. Se atente para o desenho do molde. Use o gabarito menor para dar um espaço entre a base e a aba que será dobrada.

Esse espaço é dado, porque dessa vez a dobra será feita para fora. Deixando a cartolina colada para fora. Essa tampa é composta por dois pedaços de papelão roller do tamanho de base, e uma lateral que vai dar mobilidade para a tampa.

passo a passo
Montagem da tampa

Para fazer o acabamento, o processo também é o mesmo da base da maleta, usando o gabarito para fazer as dobras internas. Portanto, feito isso, repita o procedimento pelo lado de dentro.

Estampas externas e alça

Pegando a tampa da maleta jogos pedagógicos, comece a colar a estampa pelo lado de fora. Por cima da base que já foi colada. Cuidado para não colar o fundo e a parte de cima para o lado contrário. Feche a maleta para testar e verificar se está do lado certo antes de passar cola.

Sendo assim, passe cola também na base da nossa maleta e cole na parte interna da tampa. Se possível, coloque um peso por cima, para facilitar a colagem.

maleta jogos pedagógicos
Montagem final da maleta de jogos pedagógicos

O próximo passo agora é a aplicação da alça. Primeiro, use um lápis para marcar o lugar correto onde ela vai ficar e faça um furo de cada lado. Depois é só colocar a alça plástica. Sendo assim, os furos podem ser feitos de várias formas, como estamos trabalhando com papelão roller, fica mais difícil usar o furador. Por isso, que eu uso o alicate que tem mais força para isso.

Contudo, alguns furadores mais profissionais e mais pesados, também dão conta de fazer. Caso necessário, use o estilete para abrir mais o buraco.

Para travar e garantir que a tampa não abra enquanto a maleta jogos pedagógicos é carregada, vamos aplicar um elástico. Faça dois furinhos nas laterais e adicione o elástico. Entretanto, esse fechamento pode ser feito de várias formas. Com ilhós, tarraquetas, velcro, o que vocês quiserem e tiverem por aí.

Maleta finalizada

 O que colocar dentro?

As opções são infinitas, tudo o que você quiser. Mas eu separei alguns jogos para montar e colocar dentro. Elas também vão estar disponíveis no molde, que são jogos da memória que você pode plastificar.

Além disso, também tem quebra cabeça numeral, jogo das sílabas, jogo das cores, das vogais, jogo de matemática e de formas geométricas.

Essa é uma opção incrível para crianças que estão se alfabetizando, elas adoram brincar com esses jogos que mesmo sendo simples, são divertidos e podem ser usados por toda a família.

No meu Instagram eu sempre dou dicas assim também, em lives ou pelos posts, ensinando as melhores formas de fazer o trabalho. Como oferecer, como se inspirar para usar a criatividade e criar esse tipo de produto.

Espero que vocês tenham gostado, se tiver alguma dúvida deixe nos comentários que vou responder tudo.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário