Qual o melhor papel fotográfico para imprimir e cortar?

Qual o melhor papel fotográfico para imprimir e cortar?

Escolher o papel ideal é uma tarefa importante quando queremos ter um bom resultado de impressão. No caso do papel fotográfico, saber encontrar o melhor material para que os projetos fiquem com qualidade é um detalhe que faz toda a diferença.

No mercado existem muitas opções de papéis que podem ser testadas e avaliadas por cada uma. Os resultados variam e cada um tem seu próprio gosto e o resultado que deseja com cada projeto.

Sendo assim, separei algumas sugestões e ideias do que pode ser uma inspiração com várias ideias e exemplos para vocês.

Como identificar o papel fotográfico?

Para identificar o papel fotográfico, quando comparado com o papel comum, é possível notar que existe um tipo de película protetora por cima. É como se fosse um tipo de revestimento com tecnologia para absorver a tinta.

Esse revestimento especial promove uma maior qualidade de impressão, devido a maior definição das imagens. Que fica melhor do que a impressão em papel comum. Além disso, o papel fotográfico também conta com secagem instantânea o que é perfeito para quem tem a impressora a jato.

Sendo assim, usar o papel fotográfico permite uma maior qualidade de impressão, mesmo que ela seja caseira. O que é uma ótima característica para quem trabalha com papelaria personalizada.

No meu curso Do Básico ao Luxo, eu falo mais profundamente sobre a diferença dos papéis e para o que cada tipo é mais usado. Inclusive, você aprende a criar peças e projetos próprios para cada tipo de papel, incluindo o fotográfico.

Curso Do Básico ao Luxo
Curso Do Básico ao Luxo

Vantagens de usar o papel fotográfico

Outro ponto positivo desse tipo de papel é que ele torna o projeto, resistente a água. Quando a impressão é feita por uma impressora a jato, normalmente ela escorre ao entrar em contato com a água.

Já que tem como base um corante. Contudo, quando você molha o papel fotográfico com esse tipo de impressão, ela não se desfaz ou escorre, como se estivesse em um papel comum. A tecnologia desse papel segura a impressão, e faz com que o papel absorva a tinta e assim, ela fica protegida contra líquidos e umidade.

Papel fotográfico com adesivo

Outras possibilidades de se trabalhar com o papel fotográfico, é que existem opções que são com adesivo. Isso facilita os processos de cartonagem por exemplo, que não precisa de passar cola.

Além disso, as gramaturas do papel também podem variar, sendo entre 115g e 250g. Se o tamanho das folhas adquiridas, for o A4 ou 30 cm x 30 cm, você pode usar a própria máquina da Sillhouette para cortar o papel automaticamente.

Papel fotográfico com e sem brilho

Dentre os papéis que não possuem adesivo, existe a opção com e sem brilho. Para quem trabalha com a papelaria personalizada, esses papéis podem ser verdadeiros coringas, pois se adaptam a vários tipos de projetos.

Além de ter uma qualidade elevada de impressão, o acabamento nesse tipo de papel também é grande, para qualquer tipo de projeto. Contudo, vale ressaltar que o papel fotográfico com brilho, possui as gramaturas de 135g e 180g. O revestimento possui um material especial que absorve melhor a tinta da impressão.

Esse tipo de papel fotográfico costuma ser mais maleável. Portanto, ela é ótimo para projetos leves e delicados.

Já o que possui 250g, consegue dar muita qualidade aos projetos, principalmente pela sua grossura. Além disso, ele possui um revestimento que também tem ótima capacidade de absorver a tinta, garantindo a resistência a água e umidade.

Quaisquer papéis de gramatura mais alta são mais durinhos. Sendo assim, possuem um acabamento com mais estrutura nos trabalhos. Tudo vai depender de como ele será usado. Mas pode-se considerar esses tipos de papéis para fazer caixas personalizadas, já que possuem um bom acabamento devido a gramatura elevada.

Papéis fotográficos não adesivos

Os papéis que não possuem adesivos podem ser usados em projetos especiais. normalmente esse tipo de material. Algumas marcas ainda possuem qualidade super profissional, o que deixa os acabamentos, as cores e a durabilidade ainda melhores. Preto de cor bem escura, cores mais vivas e com isso, o contraste fica muito melhor.

Por ter um revestimento especial, esse tipo de papel pode oferecer um acabamento exclusivo. Portanto, é o tipo de material que você pode deixar separado para projetos especiais e que necessitem dessa definição melhorada de impressão.

Papel fotográfico com semi brilho

Esse tipo de papel é bem parecido com o papel fotográfico sem brilho, mas ele possui um revestimento levemente brilhante. O que favorece projetos delicados, deixando o acabamento super elegante. Contudo, vale ressaltar que esse tipo de papel é ideal para impressões de fotográficas, conseguindo manter a qualidade e durabilidade das imagens.

Papel fotográfico fosco

O papel fosco possui as mesmas qualidades que o papel fotográfico. Contudo, ele também pode ser encontrado em gramaturas diferentes, sendo de 180g e 240g. Entretanto esse tipo de papel merece uma atenção especial devido ao seu acabamento fosco.

Ele serve como um grande coringa dentro da papelaria personalizada. Eu já falei dele algumas vezes nas minhas Aulas Gratuitas que acontecem toda quinta feira no meu canal do Youtube. Portanto, é importante se atentar ao que será impresso, já que mesmo oferecendo uma ótima qualidade de impressão, ele não tem o aspecto brilhante que normalmente papel fotográfico possui.

Conclusão

As opções são várias, e você pode ter o seu tipo preferido. É possível separar cada um dos tipos por projetos e também peças diferentes para usar. Mas uma coisa é certa, é fundamental testar essas variáveis e conhecer materiais diferentes, para criar projetos únicos e diferentes sempre.

Garantir a qualidade de uma encomenda é responsabilidade da artesã. Por isso, conheça os materiais que estão disponíveis no mercado. No meu Instagram, eu falo muito sobre marcas que eu faço testes e marcas parceiras, que eu recomendo que vocês conheçam. Mas abram o leque de possibilidades de vocês, para fazer projetos incríveis e encantar os seus clientes.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário