Você é a essência da sua marca

Você é a essência da sua marca

Toda marca, precisa ter uma essência. A grande maioria das empresas sabem disso, e se preparam durante a criação, para criar o branding. Pensando nesse tema, é essencial saber trabalhar para também transformar a marca em estratégia.

A nomenclatura de marca ainda pode ser um pouco confusa para quem está começando nesse universo do empreendedorismo. Embora Branding seja o termo mais usado, essa essência da marca não possui uma nomenclatura correta, ela é mais conhecida como o DNA da marca.

o que é essa essência?

A essência na verdade é uma verdade interna do que acontece nos bastidores. Ela deve mostrar basicamente o que é e o que se tem? A resposta dessas perguntas, quando originais e profundas é o que diferencia uma marca das outras, e consequentemente também te diferencia no seu posicionamento.

A ideia de ter uma essência te dá um norte. É como se você, criador da marca, fosse um elemento que transforma a ação, cria inspirações e direciona a marca para onde é preciso. Você se torna a identidade e a personalidade da marca.

Como encontrar a essência da sua marca?

Não existe fórmula mágica e nem receita de bolo para isso. A ideia e a metodologia para desenvolver a essência do seu negócio, vai de experiência. Ao que acontece nos bastidores da empresa, o que faz e quais os objetivos daquela marca.

Ela pode estar relacionada com os valores, a história, a maneira de entregar os produtos ou as crenças. Mas de uma forma ou de outra, a essência pode ser encontrada nas percepções ao redor de todo o trabalho.

Como descobrir essa essência na prática?

Quando dizemos que você é a essência da sua marca, isso significa que ela precisa ser como você? Não necessariamente, mas por consequência, vai acabar tendo algumas coisas em comum.

Existem métodos para descobrir essa essência, com metodologias de imersão, e tudo acaba sendo uma grande descoberta. De uma forma geral, os fundadores, líderes e sócios, é quem descobrem isso, se questionando e deixando tudo de forma mais reflexiva. É um processo de fazer perguntas e respostas e existem diversas ferramentas para isso.

Transformando a sua essência

O principal objetivo em descobrir a essência de uma marca é personaliza-la, torna-la única. Sendo assim, você pode começar a construir essa essência sobre três atributos principais, ou pilares. Sendo assim, selecione três palavras principais que serão usadas para construir essa essência.

Elas devem estar em conformidade com os objetivos da marca, as relações e as decisões que serão a base dessa marca, desses atributos. Nem sempre isso é criado e desenvolvido rápido, não há uma receita para isso, é preciso tempo e as vezes até muitas experiências para desenvolver essa essência.

Com o passar do tempo e o trabalho, essa essência vai ficando mais aparente. A verdade interna da marca vai aparecendo, o DNA e o que ela é e o que ela faz. Quando a essência da marca é criada, isso se torna o seu diferencial, porque faz parte da sua história e te destaca dos seus concorrentes.

É aquela história de que ao ver um pequeno elemento, o seu cliente já sabe que se trata da sua marca.

Leia também: Como apresentar a arte final para o seu cliente?

Siga-nos no instagram

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário