Vendendo no Instagram – Funil de Vendas

Funil de marketing

Oi meus amores, vamos falar um pouco de marketing? Quero explicar para vocês, como funciona o funil de vendas no marketing e como ele pode ser usado no Instagram para vender mais.

Um dos principais pontos desse tipo de estratégia de vendas, é conseguir atrair seguidores e engajar através de um conteúdo de qualidade. por isso, montar esse funil, pode ser uma forma de seguir uma estratégia para crescer na rede social e também vender mais.

Para entender como o funil de vendas funciona, eu vou explicar de uma maneira bem simples, e como você pode usar ela no Instagram, então continue lendo.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma espécie de estrutura para criar conteúdo. É como se fosse um guia para planejar e criar o conteúdo do seu site, blog ou nesse caso para as redes sociais. Dentro do Marketing digital, os conteúdos seguindo essa estratégia podem ser criados da seguinte forma:

  • Topo de funil;
  • Meio de funil;
  • E fundo de funil.

Cada uma dessas etapas funciona de forma diferente, acompanhe.

1.      Topo de funil

O topo de funil é a etapa em que se cria conteúdo para atrair público. Geralmente é aquele post que atrai um visitante novo, que nunca viu sua conta antes. Ele não conhece o perfil, não sabe o que você faz ou vende.

Por esse motivo, são chamados de conteúdo de atração, são feitos para atrair visitantes. Nesse caso, são posts mais simples, que introduzem ou informam sobre um assunto do nicho, mas ele deve fazer com que o cliente entenda os objetivos daquela página. Sendo assim, a intenção e objetivo do conteúdo que é topo de funil é de atrair e converter esse visitante em seguidor (lead).

2.      Meio de funil

Já o meio de funil é voltado para o público que já acompanha o seu trabalho, são os seguidores ativos, que gostam do seu conteúdo. Normalmente o público que está nessa etapa do funil interage mais, e se sente especial e tem até um pouco de vontade comprar os produtos oferecidos.

Por isso, o meio de funil faz parte da etapa de transformar os leads (seguidores) em compradores, a partir de conteúdo que avance as intenções dele de comprar o produto, avançando para a próxima etapa do funil de vendas.

3.      Fundo do funil

Esse é o cliente que já passou de ser visitante, se transformou em seguidor, depois fá da marca e já compra os seus produtos. Sendo assim, quem esse encontra nessa fase do seu funil de vendas, precisa de um agrado, precisa ser valorizado.

O conteúdo feito para o fundo de funil, é aquele que mostra agradecimentos, que oferece produtos relacionados, um upgrade do que já foi vendido, algo que seja exclusivo para esse cliente que acompanha a marca há muito tempo.

Como criar o funil de vendas no Instagram

Quem artesã possui um nicho muito rico e fácil de criar conteúdo legal para fazer postagens no Instagram dentro dessas três etapas importantes para vendas. A única coisa importante é saber definir e entender como criar esses conteúdos.

Para atrair por exemplo, o público do topo de funil, crie conteúdos informativos, que sejam baseados em algo que as pessoas busquem na rede social, e use hashtags estratégias para ter seu perfil encontrado. Na etapa do meio de funil, é preciso continuar entregando conteúdo que informe, mas aqui você já liga com quem te acompanha. Então pode segmentar melhor o que for postar, mostrando domínio sobre o assunto e as vantagens do seu produto, aqui é captura de contato e venda que já estão em jogo.

Já o fundo de funil são os seguidores e clientes, que conhecem sua marca, seus produtos, e querem ver novidades, precisam ser atendidos. Ofereça promoções (que também atinge outras etapas), cupons de desconto, coloque-os na lista de melhores amigos e compartilhe publicações exclusivas. Esse público precisa se sentir especial.

E aí? Gostaram? Viram como é importante ter uma estratégia para levar esse cliente, passando por todas as etapas do funil de vendas, completando sua jornada de compra? Me contem se vocês desenvolvem estratégias usando esses métodos, eu quero ver hein!

Quer ler mais um conteúdo incrível?: Ideias de conteúdo para o seu instagram de artesã!

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário