A paz do seu ateliê está no não que você não diz!

A paz do seu atelie esta no não que você não diz

Quem trabalha com encomendas sabe como é importante dizer não de vez em quando. Sempre existem aqueles pedidos que são feitos de última hora, que no começo da carreira ou quando estamos no começo do negócio sempre pegamos para fazer, mas no fim das contas deixa o nosso ateliê de cabeça para baixo e o nosso estado físico e às vezes até mental destruído de tanto cansaço.

Eu sei bem como é isso. Já passei por isso várias vezes e aprendi que nem sempre vale a pena aceitar tudo o que te pedem. Ao se tornar empreendedora é fundamental reconhecer também os seus limites. Não adianta se matar de tanto trabalhar, é preciso avaliar sempre o lucro, o tempo de produção, o desgaste disso e muitas das vezes é importante e necessário dizer não.

Mas eu vou explicar melhor como e porque dizer não é fundamental dentro do ateliê de vez em quando. Para entender melhor, continue lendo.

Em que situações é necessário dizer não aos clientes?

Antes de dizer não é preciso entender que você não vai dizer não por dizer, mas é preciso definir algumas circunstâncias e com estratégia. Em situações de vendas e encomendas, é preciso saber e conhecer seus limites, principalmente quando se é artesã e trabalha com produtos personalizados, que levam tempo para serem produzidos.

Sendo assim, quando alguém faz um pedido muito em cima da hora e você já tem outras entregas na frente, ou quando alguém pede um desconto muito grande, esses são nãos importantes de dizer. O primeiro pelo fato de que com pouco tempo você terá que trabalhar demais para conseguir entregar, e talvez nem consiga manter a qualidade e no segundo caso, dar descontos em excesso pode desvalorizar o seu produto, sem contar que não vai valer o lucro.

Nesses casos dizer não ao cliente é essencial para não ficar sobrecarregada durante o processo na negociação e também para não trabalhar por um lucro que não compensa o tempo trabalhado. Essa decisão precisa ser tomada com firmeza e existem formas de como dizer não ao cliente.

Como dizer não para uma encomenda

No ramo dos personalizados, principalmente quem trabalha com produtos de encomenda, dizer não vai tornar a produção mais organizada e simples. Isso não significa que você nunca vai poder pegar pedidos em cima da hora, não é isso! Mas é preciso reavaliar de acordo com o que você já tem para produzir. Se estiver com tempo para isso e não for atrapalhar nada, não tem problema aceitar.

Mas quando é o momento de dizer não, existem formas de fazer isso, sem prejudicar a sua imagem ou ser grosseiro ou rude. Tenha em mente que fechar negócios e aceitar encomendas não é uma obrigação, principalmente se for te prejudicar ou prejudicar a sua empresa de alguma forma, sendo assim, seja claro e direto.

Diga o não de forma leve, explique a situação e o porque você não consegue pegar o trabalho para entregar. Diga que gostaria muito, mas que nesse momento você não pode atender.

Seja prudente e renegocie se preciso

Ao dizer não, explique seus motivos. Dessa forma o cliente entende que o pedido foi feito de forma muito em cima da hora, e numa próxima oportunidade ele vai se antecipar. Com isso, você mostra que é responsável com suas encomendas e não aceita mais encomendas do que dá conta e com isso, consegue entregar tudo no prazo.

Dizer não dessa maneira também te permite renegociar caso haja a possibilidade. Não recuse o trabalho de forma definitiva. Em casos de cliente que pede desconto, por exemplo, você pode dizer, que não pode oferecer 50% de desconto, mas pode dar 5%, ou o que você puder dar.

Existem benefícios em dizer não, além da paz no seu ateliê de conseguir fazer tudo no prazo, sem correria, você também garante as entregas e a qualidade dos seus produtos.

Me conta aqui nos comentários, quais as técnicas que você usa para dizer não quando precisa.

Leia também: Como cobrar mais caro e ganhar mais clientes!

-----------------------


DBL Plus
-----------------------

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.