Como as pessoas pensam que é ser artesã

Como as pessoas pensam que é ser artesã

A vida de uma artesã ou artesão pode variar muito, mas em resumo, passamos pelas mesmas coisas. Existe uma grande diferença entre quem trabalha com produtos artesanais sob encomenda, e quem trabalha vendendo os trabalhos. Embora nos dois casos a artesã precisa vender, as atividades acontecem de forma diferente.

No caso de quem trabalha por encomenda, normalmente é preciso esperar por um pedido, para começar a desenvolver. Então nesse caso a artesã cria seu portfólio, tem modelos de exemplo do que ela vende e produz e oferece aos seus clientes, que quando precisam, fazem a encomenda. Enquanto que quem vende o trabalho, produz de forma organizada, as vezes em escala, mas faz para quem se interessar e quiser comprar, sem ter então um pedido específico, sem ter a certeza da saída.

Em ambos os casos a produtividade precisa estar alinhada com a rotina de trabalho. Afinal de contas uma artesã que recebe encomendas e não tem tempo de produzir ou não se organiza, não entrega e não ganha dinheiro. Existem formas de se organizar para produzir mais e melhor e ser uma artesã eficiente. Continue lendo.

Tenha uma rotina planejada

O planejamento precisa ser feito sempre, usando o tempo e algumas técnicas e metodologias para organizar o tempo para produzir os artesanatos. As atividades diárias das atividades profissionais precisam ser divididas para que nenhuma atrapalhe a outra. Faça uma lista das encomendas que precisam ser produzidas, com as que já foram feitas e precisam ser entregues, e coisas do tipo. Assim você se organiza, fica sabendo de tudo o que está em produção e quais as etapas de produção em que estão e tem clareza do que precisa ser finalizado. A organização e o planejamento são fundamentais para entregar tudo que precisa.

Dê prioridade para o que for mais importante

Conforme a artesã vai recebendo os pedidos, é importante saber priorizar de acordo com a importância e o prazo. Nem sempre recebemos encomendas com tempo longo para produzir, o importante é não ficar parada. Por exemplo, se hoje você tiver duas novas encomendas, mas uma para daqui a duas semanas e uma para daqui três dias, sendo a segunda a última, qual delas você vai produzir primeiro? Saber calcular e planejar essa produção é fundamental para conseguir entregar tudo no prazo. A priorização é uma técnica onde você coloca o que é mais importante e urgente na frente, e o que não é tão importante para quando estiver com tempo.

A pronta entrega

Mesmo a artesã que trabalha em sistema de encomenda, pode produzir com antecedência os produtos que têm mais venda, que saem mais. Caso você tenha um produto que seja o carro chefe da sua empresa, faça adiantado sempre que for possível e deixe um estoque pronto para facilitar o seu trabalho e agilizar algumas entregas. Esse tipo de planejamento é fundamental para agilizar a produção na hora das vendas, já que mesmo que você não venda somente este produto, terá parte da encomenda pronta.

Planejamento dos objetivos e do tempo para produzir as encomendas

Toda artesã deve ter um planejamento do seu tempo com relação as produções de encomendas e os objetivos da empresa. O nosso tempo acaba sendo muito escasso já que é importante errar o mínimo possível. Quando melhor for o seu planejamento melhor será a agilidade com a produção, com as entregas e em finalizar as encomendas, portanto, planejamento é essencial.

Entenda que trabalhar com artesanato exige disciplina e aprendizado para o desenvolvimento de técnicas de planejamento, saber o que funciona e o que não funciona dentro da sua rotina e com isso, ir se ajustando.

Você se planeja de que maneira para conseguir produzir suas encomendas todas no prazo?

Siga-nos no Instagram!

Leia também: A paz do seu ateliê está no não que você não diz!

-----------------------


DBL Plus
-----------------------

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *