Vale a pena fazer sorteio no Instagram de artesã?

Vale a pena fazer sorteio no Instagram de artesã

Oi meus amores, como vocês estão? Fazer sorteio no Instagram, pode ser uma ótima forma de ganhar mais seguidores de forma rápida para o seu perfil, mas nem sempre essa é uma opção válida para quem está trabalhando para crescer na plataforma. Vou explicar o porquê.

É um fato que os sorteios podem sim, garantir uma boa quantia de seguidores, principalmente de acordo com o prêmio que você está dando de presente. Mas para saber se vale a pena ou não, tudo vai depender da qualidade dos seguidores que você busca. Isso porque, nem sempre essas pessoas que chegam têm interesse ou potencial para serem novos clientes.

Dentro desse contexto, existem várias questões relacionadas ao que se pratica de fato dentro dos sorteios no Instagram que a vale a pena conhecer, antes de decidir fazer ou não sorteio no Instagram.

Como funciona o sorteio no Instagram

O sorteio no Instagram é um tipo de ação promocional que a plataforma disponibiliza, e quem faz estipula um determinado período para que as pessoas participem e com isso alcança o objetivo que deseja. É algo bem próximo de concursos e cupons para sorteio de antigamente, a única diferença é que para criar um sorteio no Instagram, geralmente as pessoas colocam regras, algumas coisas que o seguidor ou o participante precisa fazer para concorrer ao prêmio, como seguir páginas, comentar, marcar alguém e por aí vai.

Por que a opção é tão tentadora?

O sorteio no Instagram acaba sendo uma opção de aumentar números de seguidores muito rápido e isso é o que na grande maioria das vezes atrai as pessoas a querer promover algo assim em seus perfis. Muitas marcas e empresas pequenas fazem esses sorteios e promoções como uma alternativa para atrair público, alcançar pessoas novas e disso filtrar e tirar dali alguns seguidores e possíveis clientes.

Nesse caso então, é preciso identificar qual a sua estratégia para criar um sorteio no perfil de um ateliê ou de uma artesã, o que você pretende agregar com isso. É uma opção realmente tentadora, mas não quer dizer que isso fará o seu Instagram crescer de uma hora para outra, inclusive, é bem provável que depois que o sorteio for finalizado, muitas pessoas deixem de seguir, simplesmente por não se interessarem pelo segmento, e está tudo certo.

O sorteio no Instagram acaba imponto 3 grandes expectativas em quem faz, e para saber se vale a pena, é preciso identificá-las, como é o caso de:

1.      Mais venda

Quem chega até o seu perfil através de um sorteio vai conhecer os seus produtos, mas isso não quer dizer que essas pessoas serão clientes ou compradores. Depois que o sorteio for finalizado é que realmente acontece a peneira, onde quem realmente se interessa pelo assunto e pelo nicho fica, e os demais que estavam só interessados em ganhar o prêmio, param de seguir. Desses que ficam é possível atraí-los e com isso, torna-los possíveis clientes.

2.      Engajamento

O sorteio no Instagram acaba favorecendo alguns algoritmos da plataforma. Por exemplo, com muitas pessoas começando a seguir o seu perfil e comentando em publicações, a rede social entende isso como um aumento de engajamento e entrega mais as suas postagens já que considera elas relevantes, o que é um grande ponto positivo.

3.      Seguidores

O ganho muito rápido de seguidores é um dos fatores que mais estimula as pessoas a criarem um sorteio, por isso, que na maioria das vezes uma das regras é sobre seguir a página.

Levando tudo isso em consideração, vai depender das suas estratégias e intenções com sua página, para saber se realmente vale a pena. Atualmente muitas influencers maiores estão usando outras formas de presentear as seguidoras, que são através de premiação para quem interage mais. Existem aplicativos que conseguem mensurar isso, quem comenta, quem curte e quem reage mais, e assim elas premiam uma vez por mês essas seguidoras.

Essa estratégia é ótima, porque estimula o engajamento de quem já segue e também presenteia quem acompanha o trabalho.

Leia também: Dicas de como melhorar seu Instagram e deixá-lo mais profissional

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário