Orgulhe-se da sua jornada

lembre-se da sua jornada

Oi meus amores, vamos falar um pouco sobre os desafios da vida empreendedora. O que é extremamente relevante dentro da jornada de cada artesão ou artesã. Quem já está seguindo esse caminho sabe que existem diversos desafios e assim como quase tudo na vida, é repleto de ônus e bônus.

O universo do empreendedorismo exige muita dedicação e esforço para que os frutos possam ser colhidos e as vezes isso leva tempo. Quem trabalha com artesanato e quer fazer disso um empreendimento lucrativo, precisa estudar, ser paciente e entender que o caminho possui muitos obstáculos a serem superados.

Por isso, para se manter firme, é preciso continuar sempre e se orgulhar de todo o processo e de toda a sua história.

Os artesãos empreendedores e os desafios enfrentados

A gente sabe que o mercado dos artesanatos é diferente dos demais. Mas assim como todo novo empreendimento exige constância e muito trabalho duro. Ninguém começa grande, nem com funcionários que façam o trabalho para você, é preciso colocar a mão na massa e muuuito hehehe.

Mas as recompensas são enormes. Ser dona do próprio negócio é satisfatório, mas até que chegue o momento de ter recompensas com o trabalho, é preciso muito sacrifício, você vai passar por alguns perrengues hehehehe, mas vai vale a pena no final.

É importante ter em mente que vai haver momentos em que você vai querer desistir, mas o empreendimento exige muita resiliência para que o negócio cresça cada vez mais.

O que fazer quando der errado?

Isso vai acontecer em algum momento, mas é preciso ter orgulho da sua jornada e seguir em frente. Se algo deu errado, analise o que pode ser melhorado e continue, volte com tudo, corrigindo o que precisa ser corrigindo, fazendo diferente. Não há vergonha nenhuma nisso, o que não se pode é parar.

Existem algumas dicas valiosas sobre a jornada empreendedora de um artesão, que eu resolvi compartilhar aqui com vocês.

1.      Reflita sobre o trabalho

Quem decide trabalhar com artesanato entra nesse ramo por amar o que faz. Mas todas as decisões tomadas dentro desse mercado como empreendimento precisam ser levados em a sério, como um negócio mesmo. É preciso pensar no seu trabalho como uma empresa e tomar decisões pensando nisso.

E isso vale para tudo, para resolver problemas, para tomar decisões, fazer novos investimentos, adquirir novas ferramentas ou maquinários que facilitem o trabalho e assim por diante.

2.      Não centralize o trabalho

É claro que a jornada do empreendedor artesão precisa ser focada. O artesão precisa se dedicar, mas isso não deve ser a parte central da vida. Deixe o trabalho fluir, uma empresa é feita de setores que precisam de igual atenção. Ficar centralizado em apenas uma atividade pode ser um dos motivos pelo qual dê vontade de desistir muitas vezes.

Não dá para pensar em empreendimento se você só faz os produtos, é preciso vende-los, atender o público, criar novos produtos, interagir nas redes sociais, e as vezes somos uma só para fazer tudo isso. Por isso, centralização não existem na jornada do empreendedor artesão.

3.      Se dedique a você mesmo

Quem está nesse caminho de se tornar empreendedor sabe que o trabalho não acaba. Ainda mais quando você faz tudo sozinha. Mas é importante tirar um tempo para você sempre. Não cometa o erro de trabalhar estressado isso acaba com a motivação e quem leva a culpa é sempre a empresa.

Reprograma se planeja, e tenha orgulho de tudo que faz. Isso com certeza é uma maneira de trabalhar com o emocional e se dedicar mentalmente de forma a realizar todos os seus planos de forma prazerosa e bem consigo mesmo.

Viaje, tire férias quando possível, pratique esportes, seus hobbies. A conciliação da carreira com o pessoal é difícil no começo, mas elas precisam andar lado a lado para ser feliz por completo.

E você? Me conta porque você tem orgulho da sua jornada empreendedora. Eu quero conhecer um pouco mais sobre vocês.

Leia também: A paz do seu ateliê está no não que você não diz.

Siga-nos no Instagram.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário