Passo a passo Festa na Caixa Girassol

Passo a passo Festa na Caixa Girassol

Oi meus amores, hoje eu trouxe um passo a passo para vocês, de uma Festa na Caixa Girassol, que pertence a técnica da cartonagem. Uma ótima opção para festa junina. A Caixa é bem colorida, robusta, bem firme, o que torna o projeto ainda mais incrível.

A festa na caixa é uma ideia de projeto grande, que tem como objetivo incluir vários outros presentes dentro. Como doces, presentes, lembrancinhas e o que mais você quiser. Como estamos no mês das festas juninas, tem muito quitute por aí que podemos usar para colocar dentro dessa caixa então aproveite!

Para baixar esse molde de Festa na Caixa Girassol, e outros, eu vou deixar o link aqui, mas nesse caso, os modelos são feitos em papelaria, que possui uma técnica parecida de montagem, mas é diferente da cartonagem. Para aprender as técnicas de cartonagem e seguir o passo a passo abaixo, ele está disponibilizado apenas no meu curso, Do Básico ao Luxo.

Para começar, você vai precisar separar os seguintes materiais:

  • Papel holler
  • Fita crepe
  • Estilete
  • tesoura
  • Cola branca
  • Pincel e rolinho de pintura
  • Papel color plus
  • Espátula
  • Dobradeira
  • Kit gabarito
  • Fio de cabelo
  • Bisturi de precisão
  • Fita dupla face

Montagem da base interna da festa na caixa Girassol

O primeiro passo é começar a estrutura da bandeja. Então faça o corte no papel holler, e marque os vincos onde estão marcados no molde. Use a fita crepe para unir as pontas da bandeja, e assim, ela já começa a se formar e também a montar a estrutura. Esse passo é importante fazer, antes mesmo de encapar em qualquer parte e em qualquer peça de cartonagem. Mas nesse caso a badeja é interna e eu não vou estampa-la. Mas vou pregar ela em outra parte do meu projeto.

Depois de montar a bandeja, passe cola em toda a sua base, usando o rolinho ou o pincel e cole no papel da base da nossa caixa, no papel color plus. Use a espátula para alisar a peça, tirando qualquer excesso de cola ou bolha de ar. Depois de alisar a base, você vai dobrar o papel para colar nas laterais da bandeja.

Na hora de fazer o acabamento das laterais, é preciso cortar o excesso de papel com um estilete, usando um gabarito. O ideal é usar a medida do gabarito em duas laterais uma de frente para a outra, e nas demais laterais, retirar o excesso com a tesoura. É preciso dar um pic até a base da bandeja, para poder dobrar o papel e fazer o acabamento certinho. Sempre usando a espátula para deixar o acabamento bem feito.

Acabamento da montagem

Depois de fazer o acabamento em toda a bandeja, vamos começar a segunda base da bandeja menor. Como ela vai ficar pelo lado de dentro, ela vai ter o acabamento feito pelo lado de dentro. O processo interno, é o mesmo feito na bandeja maior, usando o papel color plus, só que ao invés de dobrar as partes primeiro antes de encapar o papel holler, o papel vai ser colado por dentro e a dobra é feita depois.

Depois de fazer a dobra das laterais da bandeja, dobre o acabamento interno para fora, forrando toda a lateral externa. Caso seja necessário, cole mais um pedaço de papel na lateral de fora para cobrir todo o papel holler e finalize o acabamento.

A parte debaixo não precisa de acabamento na parte de baixo, pois ela vai ficar colada na bandeja maior.

Montagem da tampa da caixa

O processo de montagem é o mesmo. O primeiro passo é colar o papel na parte de dentro do papel holler, antes de montar a tampa como se fosse a bandeja. Assim fica mais fácil fazer o acabamento interno da tampa. Portanto, esse processo também é invertido, e o revestimento de fora é feito depois.

Nas minhas Aulas Gratuitas que acontecem toda quinta feira no meu canal no Youtube, eu sempre reforço essa técnica, que facilita muito a montagem dos projetos que são estampados por dentro também. Sendo assim, tanto o papel normal ou o papel estampado, deve ser colado do lado de dentro da caixa primeiro, para depois fazer a montagem dela.

Depois de colado a parte de dentro do papel, faça a montagem da tampa, usando a cola T6000 e a fita crepe para reforçar a montagem. Agora sim, vamos aplicar o papel color plus do lado de fora, fazendo os mesmos acabamentos que foram feitos na parte externa da bandeja. O processo é o mesmo.

Montagem da estrutura da festa na caixa Girassol

Para começar a montar a caixa, você vai ver que todas as laterais dela estão separadas. Sendo assim, ela vai ser estampada de forma individualizada. Portanto, para começar, cole o papel em uma das bases do papel holler, encontre o fundo da caixa e comece por ele. Cole o papel e depois retire o excesso usando o gabarito e o fio de cabelo nas quinas, em seguida faça as dobras. Use a dobradeira para marcar bem o papel e facilitar essa dobra do acabamento.

Para fazer as laterais da caixa, o processo é o mesmo, mas é preciso sempre deixar a parte de baixo com um pedaço maior de papel sem dobrar para fazer o acabamento. Isso porque eles serão colados na base, na hora de formar a caixa.

Como a nossa caixa é retangular, você vai ver que as laterais dela possui dois tamanhos menores e dois retangulares também. Isso facilita a visualização de onde cada peça deve se encaixar para formar a nossa festa na Caixa Girassol.

Depois de fazer as laterais todas, use as partes de baixo do papel que ficou sem dobrar para colá-las na base. Mas antes de fazer isso, vamos estampar a parte de fora de cada uma das laterais, senão depois fica mais difícil.

Você deve estar se perguntando se é uma caixa, porque as laterais não são todas coladas? Porque estamos fazendo uma festa na caixa. Sendo assim, quando a tampa for tirada, a aba da frente vai se abrir, revelando o que tem dentro.

Nas partes internas da caixa, é preciso também colar o papel color plus para fazer o acabamento e cobrir o papel holler. Mas depois de colar o papel, ele vai por cima a estampa escolhida. Aqui no meu molde e no meu projeto, são estampas de Girassol.

Montagem final

Depois de estampar a parte interna vamos começar a montar a caixa. Na base interna da caixa, vamos colar as duas bandejas, a maior e a menor. Você pode usar a cola quente para isso. Além disso, use a cola para unir as duas bandejas entre si. Um detalhe importante, a bandeja maior vai ser colada virada para baixo. Isso mesmo, ela vai servir como um degrau dentro da caixa.

Depois de colar a base, é preciso ir colando as laterais das bandejas, uma a uma nas laterais da caixa. Lembrando de deixar a parte da frente sem colar, para que ela caia quando tirarmos a tampa.

Quem deixou para estampar a parte externa das laterais da caixa, pode fazer isso agora. Vá colando cada uma das estampas, você pode usar a fita dupla face para facilitar. E agora ela estará pronta.

Você ainda pode usar outros enfeites para deixar a caixa ainda mais luxuosa, mas como pode ver, essa é uma estrutura da Festa na Caixa Girassol, que possui fica bem reforçada. Um trabalho muito firme e pode ser usado para colocar até mesmo coisas mais pesadas dentro.

Concluída!

No meu Instagram eu sempre faço algumas lives e mostro projetos que são de papelaria personalizada Luxo, que contam com esse tipo de técnica de cartonagem também e você pode aprender bastante por lá.

Além disso, quem quiser aprender mais, como técnicas de cartonagem entre outras que são voltados para os personalizados, eu criei um curso, que é o Do Básico ao Luxo, onde você vai aprender tudo. Tudo que existe dentro desse universo, desde técnicas de cartonagem, criação, montagem, vai aprender a usar os programas para editar moldes prontos ou criar os seus, vai aprender técnicas de marketing e vendas, precificação, tudo o que você precisa para ter o seu próprio negócio.

Eu espero que vocês tenham gostado desse passo a passo. Não deixem de me seguir e acompanhar as minhas redes sociais para aprender mais e descobrir ainda mais sobre esse universo dos personalizados que eu tanto amo.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário