Vantagens e desvantagens da resina e da papelaria

Vantagens e desvantagens da resina e da papelaria

O mercado do artesanato é muito amplo e existem diversas possibilidades para se trabalhar e se destacar. Contudo, vamos falar hoje mais especificamente sobre as vantagens e desvantagens de se trabalhar com resina e com a papelaria personalizada.

A intensão aqui é inspirar e ao mesmo tempo fazer uma análise mais crítica sobre os dois mercados. Muita gente que procura algum tipo de artesanato para aprender, ou está em busca de um novo hobby, quer fazer algo para se expressar, ou está em busca de renda extra e deseja obter uma nova fonte de renda.

Em alguns casos isso até acaba se tornando um novo trabalho em tempo integral e é disso que vamos falar ao longo desse artigo aqui.

Quem vê o artesanato da papelaria personalizada ou da resina como um negócio e quer mais informações sobre a área, continue lendo que vamos explicar em detalhes, as vantagens e as desvantagens de trabalhar com as duas técnicas.

Mercado da papelaria personalizada

O mercado da papelaria personalizada é muito amplo e pode-se trabalhar em várias áreas diferentes. Aniversários, lembrancinhas, o mercado corporativo também oferece muitas oportunidades dependendo de onde você mora e assim por diante.

Para quem deseja trabalhar com artesanatos desse tipo, sabe que não basta ter informação somente sobre um tipo de nicho, é importante conhecer várias técnicas e entender como elas funcionam.

Além disso, vale ressaltar que entender o seu público, o que funciona melhor onde você mora para encontrar esse público, é fundamental para vender mais. Saber vender é algo que se aprende, então esse não é requisito que precisa vir com o iniciante.

Inclusive eu disponibilizo aulas gratuitas todas as quintas feiras no meu Youtube, ensinando sempre uma montagem, um passo a passo completo de uma peça e também tiro dúvidas, sobre assuntos relacionados a precificação e venda.

A papelaria personalizada é algo que dá dinheiro para quem sabe trabalhar com comprometimento, criatividade e capricho. Assim como em qualquer área do artesanato. É importante entender que a personalização pode ser variada e exclusiva e isso atrai mais pessoas.

Muitos clientes se sentem atraídos por algo exclusivo no mercado e essa autenticidade, essa exclusividade gera dinheiro quando bem aproveitada. Mas sim, como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens em trabalhar com a papelaria personalizada.

Principais vantagens da papelaria personalizada

Por ser uma área muito ampla e variada, a papelaria personalizada possui muitas vantagens. Dentre elas está o nicho em que se pode trabalhar. É possível personalizar de diversas maneiras na papelaria, mas é importante ter a sua marca, uma característica pessoal que esteja atrelada ao que você faz.

Sempre existem temas e mercados que ficam em alta por mais tempo e também em determinadas regiões. Sendo assim, uma das vantagens da papelaria é que ela muda de ares e por tanto, é possível atender e ir captando mais clientes ao longo desse processo.

Os produtos são personalizados. Sendo assim, você não trabalha apenas com determinados temas ou tipos de produtos, pode personalizar de acordo com os desejos do cliente e assim, ele sempre vai encontrar aquilo que realmente quer.

Além disso, pode-se dizer que o investimento para começar na papelaria é bem baixo em relação a ferramentas e materiais. Basicamente se trabalha com papel, tesoura e mais alguns materiais, usando a criatividade dentro da sua própria casa.

Desvantagens

Quem já possui uma gama de clientes maior e precisa produzir em larga escala, vai precisar investir em maquinários que são as máquinas de corte. Elas são ótimas aliadas no trabalho com a papelaria personalizada, mas possuem um preço elevado que gira em torno de R$ 3.000. Sendo assim, esse acaba sendo um investimento alto para quem está começando.

Outra desvantagem para quem trabalha com essa área é que ela pode ser sazonal dependendo do nicho que você trabalha. Nesse caso, pode ser que em determinadas épocas do ano, não apareçam encomendas, enquanto que em outras apareçam demais que seja até difícil dar conta.

Trabalhar com encomendas exige organização para saber como trabalhar e assim entregar tudo no prazo. O papel, possui suas características e por isso, não é todo projeto que pode ser feito com antecedência devido a problemas com umidade por exemplo.

Mercado da resina no artesanato

Quem me acompanha no Instagram sabe que eu venho falando bastante da resina ultimamente. Além de ser um material que está em alta, a resina também um material bastante versátil, que serve para se fazer uma série de objetos, lembrancinhas, itens de decoração, etc.

O tipo de resina mais usado nos artesanatos é a resina epóxi, a mesma utilizada como piso líquido e sob móveis de madeira. É um dos materiais mais versáteis em suas funções e segmentos.

Cada artesão escolhe como deseja trabalhar e que tipo de peças quer fazer para vender. No meu Curso de Resina, eu explica mais profundamente como trabalhar com esse material e o que é possível fazer com ele, usando as técnicas corretamente.

Além da resina epóxi, a resina de cristal também é uma das mais conhecidas entre os artesãos, também chamada de vidro líquido. Ela é trabalhada da mesma forma que a resina epóxi, porém, seu acabamento é facilitado.

Muitas vezes ela necessita apenas de uma lixada em suas laterais após sair do molde, e assim, já mostra um aspecto lustroso. Contudo, ambas possuem um ótimo custo benefícios, e características únicas. Mas você pode escolher com qual delas prefere trabalhar, depois de experimentar cada uma delas.

Vantagens de trabalhar com resina

Os artesanatos em resina possuem um ótimo custo benefício, principalmente por serem produtos que estão em alta no momento. Portanto, os produtos podem ser vendidos a preços mais elevados, quando há valor agregado.

Além disso, o material é de fácil aplicação em diversas superfícies e pode ser usado em nichos diferentes. A sua enorme versatilidade, acaba se tornando uma vantagem já que se pode fazer com ela praticamente qualquer coisa. O que permite também a personalização de produtos.

Ambas as resinas podem ser tingidas, o que aumenta a sua variabilidade de uso em projetos e produtos diferentes. Quando há o uso de glitter e outros elementos de decoração, isso faz das peças algo único, já que dificilmente você vai conseguir criar duas peças completamente iguais.

Além disso, o custo de iniciar esse tipo de atividade é baixo. De começo, não há necessidade de investir em grandes quantidades formas de silicone ou pigmentos e demais acessórios para decoração das peças.

Sendo assim, grande parte do custo inicial envolve a própria resina e o catalisador, algumas cores, e o kit de proteção que é necessário usar durante o manuseio dos produtos.

Desvantagens

Não existem muitas desvantagens em se falar do uso da resina no artesanato, a não ser o fato de elas demoram a endurecer. Sendo assim, esse é um tipo de produto que você não consegue fazer e entregar no mesmo dia. É necessário um tempo de pausa.

Se o projeto tiver camadas ainda, serão necessários mais dias de cura até que a resina fique completamente enrijecida para então dar o acabamento final de cada peça.

Além disso, se a encomenda for grande, pode ser que seja necessária uma grande quantidade de formas, ou muitos dias de antecedência para dar conta de fazer todos os itens. Portanto, essa é uma atividade que requer ainda mais organização.

Eu fiz uma live falando mais detalhadamente sobre os custos de começar nas duas técnicas, veja abaixo.

https://www.instagram.com/tv/CcMEU6PJjT7/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Conclusão

Deu para entender que as duas técnicas possuem suas vantagens e desvantagens, mas ainda assim, são ótimas opções de artesanato para ganhar uma renda extra, ou fazer disso um novo negócio.

Quem trabalha ou com a papelaria personalizada ou com a resina e consegue dar o seu diferencial em suas peças, com certeza se sai bem no mercado. Eu ensino as técnicas das duas artes, atendendo os gostos do público e também dos clientes.

Portanto, para conseguir ganhar dinheiro, com produtos artesanais, o primeiro passo é aprender as técnicas. Aprender a como usar as técnicas para criar projetos e produtos incríveis e também únicos.

Além disso, aprender a divulgar o seu trabalho para alcançar o público alvo que deseja atender é o segundo passo. Mas tudo isso, eu também ensino no meu Curso do Básico ao Luxo, que além de técnicas da papelaria personalizada, eu também ensino como usar a resina, precificação, técnicas de vendas e muito mais.

É o meu curso mais completo para literalmente montar o seu próprio negócio com o artesanato.

Mas me respondam, tirei mais algumas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar com essas duas técnicas? Me contem aqui embaixo o que mais vocês querem saber sobre essas duas opções.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário