Topo de Bolo 15 anos – Passo a passo

Topo de Bolo 15 anos – Passo a passo

Oi meus amores, tudo bem com vocês? Eu trouxe hoje para vocês algumas dicas especiais para quem quer aprender a fazer Topo de Bolo. Esse é um nicho que vende muito, principalmente para quem quer trabalhar com a papelaria personalizada no ramo de aniversários e decorações.

Sendo assim, o especial de hoje é para Topos de Bolo voltado para os 15 anos. Eu criei um molde completo de Topo de Bolo 15 anos, com tudo pronto, naquele estilo que eu sei que vocês amam, de corte, monte e encante.

Após adquirir o molde, basta imprimir, recortar e montar seguindo o passo a passo que também está incluso junto ao molde. Todos os detalhes, materiais e a forma de montagem, estão disponível junto com o molde e o nosso passo a passo.

Portanto, para começar a montar e aprender algumas dicas essenciais para caprichar nos detalhes e nos seus acabamentos, continue lendo.

Detalhes de papéis diferentes

O topo de bolo nada mais é que um enfeite que vai posicionado em cima do bolo de aniversário. No caso dos aniversários de 15 anos, as decorações podem ser feitas de formas bastante variadas.

Um detalhe importante para realizar essa técnica, é investir em papéis especiais, que sejam de qualidade. Lamicote, papéis com brilho, acetato e papéis coloridos. De uma forma geral, cada tipo de projeto vai exigir materiais diferentes, mas é essencial investir em papéis diferentes, para valorizar ainda mais o seu trabalho.

Montagem inicial

Depois de recortar todas as partes do molde, separe cada uma das partes. Os números, os detalhes de folhinhas, as flores, etc. Deixe todas as partes separadas para facilitar o processo de montagem do nosso Topo de Bolo.

O primeiro passo é colar os 15 anos no acetato. Como esse processo é feito em camadas, no acetato serão dois números colados. Fazendo as camadas do número 15 em detalhes. Essa técnica é feita para garantir que o topo fique bem firme e em pé, além de dar um mais destaque para os números.

Depois de colar o número 15 em rosa e o dourado no acetato, use uma espátula com cuidado para alisar os papéis sobre o acetato e depois recorte o excesso do acetato em torno dos números. Assim vá fazendo em cada uma das camadas para colar uma sobre as outras.

Feito isso, aproveite para começar a colar os outros números com efeito de camadas. Para isso, use a fita banana colada em pequenas tirinhas para dar volume entre uma camada e outra.

Uma dica extra aqui para quem deseja montar o topo de bolo com efeito shaker. Como seriam adicionadas pedrinhas dentro dos números, esse detalhe em camada com a fita banana pode ser feito, porém, sem deixar espaço entre elas. Sendo assim, a fita deve ser completa por toda a extensão do número.

Topo de bolo
Camadas montadas do número 15.

Enfeites das flores tropicais

Depois de finalizar a montagem das camadas dos números, vamos dar início a montagem das flores. O processo é bem simples, mas como são várias é preciso cuidado e paciência para fazer os detalhes das pétalas com capricho para que fiquem iguais.

Sendo assim, após cortar todas as camadas das flores, com o auxílio de uma agulha de crochê, você vai envolver cada uma das pétalas, afim de dar uma textura fechadinha em cada uma delas no mesmo sentido.

Esse processo deixa as pétalas mais curvadinhas, com aspecto de flor natural. Caso contrário o papel fica muito chapado e o efeito não fica bonito.

Após fazer isso em todas as camadas de todas as flores, o próximo passo é colar de forma intercalada, cada uma delas. Ao todo são cinco camadas em cada flor, e o resultado fica muito bonito e delicado. Para finalizar, aplique o miolinho no centro e assim, as flores estarão finalizadas.

Montagem das Flores
Montagem das Flores

Finalização do Topo de Bolo

O próximo passo é montar o topo, usando todos os enfeites e detalhes que foram montados e os recortados. Essa etapa varia muito de gosto pessoal de cada pessoa. Você pode fazer essa decoração final, do jeito que achar melhor.

Para isso, utilize a cola quente em pouca quantidade, apenas para fixar as flores de forma sobreposta, em cima do número 15. Você pode montar elas todas embaixo, ou em cima, um pouco em cima e um pouco embaixo, do jeito que desejar.

Para dar a altura do topo de bolo para que ele fixe no bolo e pare em pé, você pode usar canudinho ou o canudinho de pet, que é transparente e assim, fica escondido.

O próximo passo é começar a colar os demais adereços. Os raminhos e as folhas também são colados com cola quente, mesclando entre as flores e em torno do número 15. Cole por cima, por baixo, entre as flores. Decore ao seu gosto.

Topo de Bolo - Decoração dos ramos e folhas
Topo de Bolo – Decoração dos ramos e folhas

Montagem da borboleta

Não tem segredo para montar a borboleta, e ele é apenas mais um detalhe para finalizar o nosso Topo de bolo. Ela é feita em camadas, e para que ela fique com movimento, você vai passar cola apenas no meio, no corpinho dela. Após a cola secar, você vai dobrar as asinhas, para que ela levante e dê a impressão de movimento.

Para finalizar o projeto, a palavra “Anos” deve ser montada com muito cuidado. Os detalhes dela são bem fininhos e o detalhe de camada fica a critério também. No caso eu só colei diretamente uma camada sobre a outra e assim fica com o efeito das cores.

camadas

Cole a palavra em cima do topo de bolo usando a cola quente no lugar desejado. Depois disso, fixe a borboleta também na parte superior do topo de bolo.

Topo de Bolo finalizado
Topo de bolo 15 anos finalizado

Conclusão

Essa é uma ótima opção para quem quer trabalhar em parceria com confeitarias ou com quem faz bolo de aniversário sob encomenda e continuar vendendo sempre. Além disso, essa é apenas uma das técnicas que está disponível no meu curso Do Básico ao Luxo. Quem tem interesse em começar na papelaria personalizada, vai se apaixonar por todas as técnicas que envolvem esse universo.

Você vai aprender cartonagem, papelaria luxo, o topo de bolo, vai aprender a fazer os moldes usando o programa Sillhouette Studio, precificação, como se organizar para entregar suas encomendas no prazo, resina, que é um módulo novo que também está disponível agora e como vender através da internet.

Eu espero que vocês tenham gostado e me sigam no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades que eu sempre publico por lá primeiro. Um beijo e até a próxima.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário