Como manter um cliente sempre comprando de você?

como manter um cliente sempre comprando de você?

Depois de melhorar e aperfeiçoar as habilidades do seu trabalho, o próximo passo é começar a vender. Assim que os primeiros clientes são conquistados, vem uma das ações mais importantes do empreendedorismo, saber manter um cliente para fidelizar ao seu negócio.

A fidelização é uma parte importante dentro das estratégias de marketing, que muita gente não leva em consideração. Mas é através da ideia de manter um cliente, que está a continuidade e a prosperidade financeira de um negócio.

É muito bom encontrar clientes novos, estar sempre atraindo novas pessoas, mas conquistar os clientes que você já tem, é uma arte. Sendo assim, para saber como fazer isso de forma eficiente, separei algumas dicas aqui, que eu sempre usei com as minhas clientes dentro da minha estratégia de marketing e vendas. Acompanhe.

Conheça o comportamento do seu público

Antes de saber qual a melhor opção para manter um cliente, é preciso conhece-lo. Ao identificar suas características, seus comportamentos, fica mais fácil saber do que ele gosta. Consequentemente, ao conhecer o seu perfil e ter mais informações, fica mais fácil oferecer o que ele precisa.

Portanto, identifique essas caractestísticas do seu cliente, público alvo, e assim, comece a observar como é o comportamento de compra dele. A partir daí, vai ficar mais fácil deixa-lo mais satisfeito à medida que o relacionamento cresce.

Melhore os canais de comunicação

Desde que comecei a trabalhar com a papelaria personalizada, eu sempre tive um canal de comunicação muito aberto com as minhas clientes. E isso é fundamental, principalmente quando trabalhamos com produtos sob encomenda.

Todo consumidor é exigente e vai querer ser bem atendido e ter atenção. E quem faz isso, mostra que se importa com ele e com o que ele deseja. Para manter um cliente sempre comprando, a comunicação é fundamental.

Hoje em dia as ferramentas disponíveis facilitam muito as formas de conversar, seja através de telefone, WhatsApp, e-mail, Instagram e por aí vai.

Atendimento humanizado

Eu sei que com a loucura do dia a dia, podemos querer abusar e aproveitar das mensagens instantâneas que os aplicativos de comunicação nos proporcionam. Mas acredite, um atendimento humanizado vai sempre ser muito mais eficiente.

Não estou dizendo que você não deve usar essas ferramentas, até porque elas ajudam no primeiro contato e não deixa o seu cliente esperando. Mas sempre que possível, pare um tempo no seu dia e responda dando atenção a todas as mensagens.

Ao conversar, fica mais fácil entender quais são as dores e necessidades do seu cliente. Além de ouví-lo melhor para atende-lo melhor. E é isso que você vai querer para manter um cliente sempre comprando.

Tenha produtos personalizados

Dentro da papelaria personalizada isso é fácil, hehehe. Mas quem é minha aluna no curso Do Básico ao Luxo, já me ouviu falando sobre isso. O cliente tem desejo por algo único muitas vezes, e por isso, itens personalizados conseguem ter um valor muito maior.

Mas mesmo que você não trabalhe apenas com produtos artesanais, saber como personalizar os seus produtos para os eu cliente, vai fazer uma enorme diferença durante a fidelização. Seja um atendimento particular, um embrulho diferente que ele queira, algo que se pareça com o seu gosto e assim por diante.

Todo mundo gosta de receber algo sob medida. Que pareça que foi pensado justamente para ele. Portanto, saiba que a personalização tem um grande poder estratégico de fidelização com os clientes. Aposte alto nisso se for possível.

Programas de fidelidade

Dentro das estratégias de marketing, o programa de fidelidade pode ser uma boa opção para que o cliente volte a comprar com você, oferecendo a ele um desconto. Mas é necessário que todas as etapas anteriores sejam bem elaboradas, para que ele tenha vontade de voltar a fazer negócio com a sua empresa.

Um programa fidelidade não precisa de muito, mas é uma forma de engajar e fazer com que o seu cliente volte a comprar, esperando uma recompensa. Os dois lados saem ganhando.

Tenha um cadastro de seus clientes

Eu sei que isso é algo que parece ser só para empresas grandes, mas acredite, funciona para fidelizar e manter um cliente comprando sempre de você. Imagine que você trabalha com personalizados para festas de aniversário. Sempre que uma encomenda for fechada com você, ela vai ter uma data especial. Muito provavelmente o aniversário do seu cliente, ou do filho dele.

Agora imagine que no ano seguinte, você tendo essa informação guardada, manda uma mensagem para ele, com todas as novidades que você atualizou para fazer novamente a decoração da festa de aniversário novamente. É ou não é uma grande estratégia de vender novamente para o mesmo cliente?

E você não precisa de muito, basta uma agenda digital, com dados como nome, telefone, data de nascimento, o que comprou de você antes, e o que mais for importante para você. Sempre que for possível, ou em todo começo de mês, você pode parar um tempo para verificar essa agenda e montar os próximos passos.

Cumpra com as leis do consumidor

O Brasil possui um conjunto de leis muito forte no âmbito de direito do consumidor. Ela é bastante detalhada e possui elementos muito importantes para garantir a proteção dos seus clientes com relação a sua empresa.

Sendo assim, siga as leis que estão determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor. Além disso ajudar a manter um cliente comprando de você sempre, também impede que haja qualquer tipo de situação desagradável entre vocês.

Além disso, manter a credibilidade do seu negócio, é fundamental para que ele cresça forte e cada vez mais.

Saber fidelizar um cliente, faz com que ele se sinta especial e valorizado. Esse tipo de sensação normalmente faz com que ele volte e compre novamente o que você tem para oferecer. Além disso ser extremamente importante para o negócio, também é um tipo de propaganda bem barata.

O famoso boca a boca é feito por clientes satisfeitos, que voltariam a fazer negócios com a empresa, e assim sendo, o recomendam a outras pessoas. Quer relação mais especial do que essa? Me conta aqui nos comentários, que estratégias vocês usam para fidelizar os clientes de vocês?

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário