Gatilhos mentais que vão fazer você vender mais na papelaria personalizada

Gatilhos mentais que vão fazer você vender mais na papelaria personalizada

A grande maioria das pessoas precisa tomar uma série de decisões ao longo do dia. Algumas delas costumam ser mais simples, enquanto outras nem tanto. Mas um dos fatores que facilitam a tomada de decisão, são os gatilhos mentais muito usados em estratégias de marketing.

Esses gatilhos são facilitadores, que influenciam o cliente ou o público, a consumir algum produto, ou a contratar determinado serviço. é muito provável que você já tenha sido influenciado por essa técnica sem nem mesmo saber.

Sendo assim, hoje eu resolvi trazer alguns exemplos, de como os gatilhos mentais podem te ajudar a vender mais, no nicho da papelaria personalizada. Portanto, para entender melhor como tudo isso funciona, continue lendo.

O que são os gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais podem ser definidos como técnicas que auxiliam ou influenciam que alguém toma decisões impulsivas para realizar alguma ação. Assim como existem algumas decisões que são tomadas de forma automática pelo cérebro.

Os gatilhos nada mais fazem do que pegar parte dessa impulsividade que já existe no nosso inconsciente, e assim, impulsionar para que o cliente tomar uma decisão. Sendo assim, eles também podem ser considerados facilitadores que contribuem para uma tomada de decisões.

O nosso cérebro funciona da seguinte maneira para tomar uma decisão. Primeiro, a decisão é tomada de forma inconsciente e só depois é levada para o consciente. Quando essa decisão passa para o lado consciente ela é feita de forma racional. Com isso, a pessoa então toma uma atitude e realiza a ação.

É dessa forma que os gatilhos mentais funcionam e por isso muita gente acredita que as vezes até faz escolhas sem nem pensar muito bem. O processo de decisão é muito estudado dentro do marketing, principalmente para fazer com que o público escolha levando em consideração esse instinto.

Quando usar os gatilhos mentais durante uma negociação?

Para fechar vendas, existe muita técnica envolvida quando se usa os gatilhos mentais. Uma delas é tirar todas as dúvidas que o seu público venha a ter. Depois de tirar essas dúvidas, é necessário que cada uma das negociações seja única. Principalmente por trabalhar em um ramo de personalizados.

Contudo, os gatilhos mentais podem ser facilitadores para ajudar durante esse processo de negociação e com isso, vender mais. Vale ressaltar a importância de saber se comunicar de forma clara, e sempre visando solucionar os problemas do seu cliente.

Garanta que a confiança seja algo que ele identifique em você, como um gatilho de autoridade. Quando você demonstra autoridade sobre o assunto, sobre o que está vendendo, fica muito mais fácil que o cliente compre de você.

Portanto, ao mostrar os seus produtos, mostre que entende. Sabe quais as melhores combinações de papel vão ficar melhor para o tema escolhido, e assim por diante. Esse é o tipo de solução que o seu cliente vai querer saber.

Além disso, existem muitos outros gatilhos mentais que podem ser usados em determinados momentos da tomada de decisão. Veja abaixo como vender mais na papelaria personalizada, usando estratégias de marketing bem feitas.

Gatilhos mentais – autoridade

Como mencionado acima, o gatilho mental da autoridade impõe ao seu cliente, que você entende muito bem do que está falando. Ao se tornar um expert, você facilita a tomada de decisões de compra pela segurança que o cliente terá em comprar de você.

Portanto, o mais importante nesse passo, é dominar o seu nicho. Saber o que está vendendo e entender do que está falando. É importante estar atento as novidades, e demonstrar conhecimento na sua área de atuação.

Por exemplo, você pode sempre mostrar os tipos de papéis que combinam entre si e causam um efeito muito melhor em topos de bolo.

Escassez

O gatilho da escassez é um dos mais usados na área de vendas, principalmente por passar ao cliente a sensação de que ele vai perder uma oportunidade. É como se o seu produto fosse limitado e que ele não terá mais a opção de comprar, a não ser agora.

Dentre os gatilhos mentais, este é um dos mais eficientes, principalmente por gerar essa sensação de escassez no cliente. O medo de perder ou de não conseguir comprar mais. Contudo, vale ressaltar a importância de falar a verdade aqui, para não enganar o cliente.

Por exemplo, você pode oferecer uma oportunidade de fechar um orçamento com 50% de desconto em tal fim de semana, e dizer que essa oportunidade não estará mais disponível quando acabar o mês.

Gatilho mental da afeição

Esse é um gatilho que gera afeição e dentro da papelaria personalizada faz muito sentido para o cliente. A ideia é de aproximar a marca e o cliente, com intuito de fortalecer o relacionamento entre ambos.

Isso gera uma sensação de cooperação para os clientes. O que garante a recompra muitas vezes, fazendo você vender mais, permite que seu cliente te dê feedbacks mais positivos e assim por diante.

Uma forma de fazer isso, é contar a história da empresa e da marca, mostrando algumas informações especiais sobre o seu negócio. Quando existe esse tipo de interação e de que relação entre marca e cliente, as chances de vender novamente e fazer com que consumam o seu produto, são cada vez maiores.

Gatilhos mentais de compromisso

Sempre que falamos sobre marketing, é essencial se colocar no lugar do consumidor. É importante criar campanhas e oferecer seus produtos da forma como gostaria que oferecessem para você. Sendo assim, um ponto fundamental é atender, como gostaria de ser atendido.

Ter esse sentimento pelo seu cliente é fundamental para trazer segurança ao seu cliente. No gatilho de compromisso, você deve passar para o seu cliente, uma garantia financeira de que ele terá o produto escolhido e com qualidade. Informando inclusive que se o produto não atender as expetativas, ele terá seu investimento de volta.

Dentro de um trabalho artesanal como é o caso da papelaria personalizada, oferecer esse tipo de segurança e compromisso com seu cliente, é primordial. Sendo assim, sempre que houver dúvida para a compra, informe a ele que se ele não gostar ou não ficar como o combinado, que ele terá seu dinheiro de volta.

Reciprocidade

Outro dos gatilhos mentais muito importante para entender o comportamento humano, é o gatilho da reciprocidade. Nessa estratégia, é fazer com que o cliente retribua de alguma forma, algo que possa ser dado de graça.

Dentro da papelaria personalizada, isso pode-se usar através de brindes para os clientes antigos. Um brinde para uma nova compra, e assim por diante. Seja grato sempre pelo seu cliente e pela compra que ele realiza. Existem muitas formas de retribuir essa escolha que ele faz ao comprar o seu produto, mas o mais importante é sempre agradecer.

Conclusão

Depois de avaliar esses exemplos de gatilhos mentais mencionados, é possível dizer que eles não serão responsáveis por 100% das suas vendas. Mas eles ajudam. Durante um processo de negociação ou de campanha de marketing, existem vários fatores que precisam levar em consideração.

Dentre os pontos mais importantes, conhecer o seu público alvo, a sua persona, sempre será o mais essencial. A partir desse momento, você consegue direcionar, como será a sua estratégia. Além disso, é extremamente importante manter a ética ao utilizar os gatilhos mentais para vender.

É necessário que o gatilho esteja em uso sempre de forma verdadeira sempre. Caso contrário, se o seu produto não agregar valor, dificilmente o seu cliente vai voltar a comprar. Portanto, trabalhe nos conteúdos e na hora de negociar, seja confiante e passe segurança. Os gatilhos devem ajudar a fechar as vendas e não decepcionar seu público.

-----------------------


DBL Plus
-----------------------

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

2 thoughts on “Gatilhos mentais que vão fazer você vender mais na papelaria personalizada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.