Tirando o planejamento do papel – (5W2H!!)

Olá meus amores! Tudo bem com vocês?

Andei percebendo que muitas de vocês têm algumas dificuldades quando se trata da parte de empreender, superar os medos iniciais, os primeiros passos e tudo mais, não é?

Por isso comecei uma série de posts no nosso insta, @tamiresmoura.arts, afinal, se você ainda não me segue, corre lá mulher!

Mas voltando ao nosso assunto principal, aqui no blog, também teremos assuntos sobre administração, marketing e empreendedorismo feminino! Quero ver o sucesso de todas vocês!

Hoje separei algo bem legal para você tirar aquele seu projeto do papel de uma vez por todas de uma maneira bem simples, olha só!

5W2H – O que?!! Calma que é bem mais simples do que parece…

Parece difícil, mas não é! O 5W2H é uma ferramenta que permite criar um plano para aquilo que você acha supercomplicado de tirar do papel! E se resumem em 7 perguntinhas:

  • What (O que?)
  • Where (Onde?)
  • When (Quando?)
  • Why (Por quê?)
  • Who (Pra quem?)
  • How (Como?)
  • How Much (Quanto?)

Dessa forma fica muito mais simples visualizar todo o projeto de uma forma clara e objetiva, propondo uma melhoria ou uma solução e é simples de fazer!

Vou detalhar cada etapa para vocês entenderem melhor:

What (O quê?)

Amores, aqui você irá descrever realmente do que se trata o problema, qual é a melhoria que vocês querem alcançar ou o escopo do projeto!

Where (Onde?)

Nesta etapa você irá descrever onde o problema está inserido, qual o setor específico ou até mesmo se o problema é em alguma máquina ou impressora, no nosso caso, por exemplo.

When (Quando?)

Aqui meninas, é relacionado ao tempo! Qual o prazo para alcançar ou solucionar o problema?

É muito importante se atentar a essa etapa, pois, quando não definimos prazo acabamos por nunca realizar o projeto!

Why (Por quê?)

Nesta fase, você irá descrever o por quê é preciso realizar essa mudança, ou resolver esse problema e até mesmo se for um projeto, quais os por quês que você está fazendo isso!

Assim você sempre se lembra do real motivo no qual começou!

Who (Quem?)

Quem irá realizar o projeto ou as tarefas inclusas? Se você tem uma equipe você já saberá quem irá desempenhar cada etapa do seu projeto! Ou até mesmo, caso irá terceirizar, você pode anotar os nomes dos fornecedores.

How (Como?)

Como você irá realizar o projeto? Qual o passo a passo que irá ter que seguir? Você pode criar listas ou também um fluxograma de atividades para ter uma clareza maior.

How Much (Quanto?)

A última etapa, mas não menos importante! Quanto irá custar tudo isso? Se tratando realmente de valores! Coloque todos os gastos em um papel assim terá um controle sobre seu projeto, evitando percalços no caminho.

Mas, como faz na prática esse tal de 5W2H?

Esse é um exemplo de como faríamos na prática:

O quê?OndeQuando?Onde?Pra Quem?Como?Quanto?
Empreender com mimos em 2021Na minha cidade (pretendo montar um ateliê)Até fim de Junho o Ateliê deve estar prontoNa R. X, nº XPara (seu nome)Utilizar a reserva de 2021Em média R$5.000,00 em todo o projeto

Como podemos perceber assim fica muito mais simples para compreender o projeto, não é mesmo? Sem algo visual acabamos por nos perder em meio a tantas tarefas que temos que realizar no nosso dia a dia.

O mais interessante é que você pode utilizar esse método para VÁRIAS situações, guarde e revise sempre sua pasta de 5W2H pois poderá ter projetos que não irão para a frente em um determinado momento, mas em uma outra oportunidade podem voltar a fazer sentido pra você!

Para facilitar ainda mais para vocês vou deixar um presentinho!

Uma tabela 5W2H que você pode imprimir e já preencher! ♥

Aproveitem e até a próxima…!!

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

8 thoughts on “Tirando o planejamento do papel – (5W2H!!)

  1. Waldelene Loureiro says:

    GOSTEI MUITO E VOU UTILIZAR, TENHO MUITOS PROJETOS PRA ESTE ANO. APESAR DE TE-LO INICIADO PEGANDO A COVID19, E FICANDO MUITO MAL.. MAIS VOU REALIZAR E QUERO MUITO ABRIR O MEU ATELIÊ. DEUS É MAIS.

  2. Pâmera Rocha says:

    Quero iniciar meu projeto mais ainda tenho muitas dúvidas, principalmente em parte de precificação de arte, quero abri meu ateliê até o meio do ano estou focando nessa etapa obrigada pelos concelhos mais ainda preciso aprender mais estou meia perdida

  3. Bruna Quinaia says:

    Oi Tamires Boa noite, veio um gatilho de uma renda extra e eu amo trabalhar com lembrancinhas de qualquer tipo. Amei seu conteúdo e quero fazer o curso, Começarei do Início com os materiais e aos poucos vou crescendo… sobre a máquina, ela faz tudo?

    • Tamires Moura says:

      Amore, acredito que vc esteja falando de uma máquina de corte sendo as mais conhecidas são a Silhouette Cameo e cricut explore air, porém já te adianto que ter uma boa impressora com tanque de tinta é mais fundamental do que uma maquina de corte… a função da máquina é de substituir a tesoura e agilizar sua produção, porém ter uma impressora ajuda muito na criação de produtos personalizado..

      Espero que tenha te ajudado, aos pouquinhos vc vai ter tudo isso.. eu também comecei assim..

Deixe um comentário