Tipos de Papéis para Impressão Perfeita

Olá, meus amores, hoje eu vim aqui para falar para vocês sobre papéis. Quais são os melhores papéis para se fazer as impressões personalizadas? E aí, essa é uma dúvida recorrente.

No texto de hoje irei te mostrar quais os papéis que utilizo e quais as configurações que uso para cada tipo de papel, então acompanhe até o final para não perder nada.

Papeis para uma impressão perfeita

Impressão colorida

Começarei com uma impressão que tem azul, vermelho, preto e amarelo, as pessoas têm maior dificuldade com ela. Então eu a fiz num papel offset.

A questão toda sobre a qualidade de impressão para cada tipo de papel é você ter as opções e você conhecer as diferenças.

Por exemplo, a impressão feita no papel offset pode estar excelente até ver que no Papel glossy fica a tonalidade da imagem fica mais viva.

Contudo, existe um problema o papel glossy tem reflexo, então procuro fazer somente apliques com este papel, assim escolho sempre entre offset ou Matte para tá fazendo a caixa de personalizados, por exemplo.

Prós e contras do papel offset

 Meus amores, sabemos que o papel offset ele é um papel mais difícil que não tem uma qualidade fotográfica, então não adianta ter essa qualidade de impressão neste papel.

É preciso escolher qual o papel que você trabalhará, pois você terá só um para apresentar o seu cliente, porque se você trabalha com duas opções, é possível que o cliente pense que está entregando algo inferior.

Prós e contras do matte

O papel Matte tem vantagem e desvantagem. Por exemplo, ele deixa linda impressão com qualidade fotográfica, só que ele solta uma cera no rolete da impressora, com o tempo pode danificar a impressora

Impressão de cores claras

Em outro exemplo é possível falar sobre cores mais pastéis, cores neutras, para vocês entenderem que, se você for fazer uma impressão no papel que cores claras, é possível realizá-la no offset, pois a diferença não será muito gritante.

Já no papel glossy com reflexos e o mate Sem Reflexo é preciso que você preste atenção. É possível que a tonalidade de rosa varie de acordo com o papel utilizada.

Por exemplo, o rosa fica mais rosa utilizando o offset, em papéis como o matte é possível que a cor fique mais fechada e em papéis como o glossy a tonalidade puxe para o lilás.

Então, meus amores, é preciso prestar atenção nessas configurações, pois são muito importante.

Impressão em tons escuros

Meus amores, geralmente as pessoas têm mais dificuldade em cores mais escuras como o preto, por exemplo.

Quando o trabalho é com cores escuras é possível trabalhar o matte. O preto fica mais escuro por que não tem o brilho que o glossy tem.

O matte fornece quase a mesma qualidade, fazendo com que você consiga trabalhar, entretanto, o rolete precisam ser frequentemente limpo, senão o mesmo pode ser danificado.

Após falar um pouco sobre as diferenças, vou passar para vocês a configuração para cada tipo de papel, independente da cor.

Resumindo….

Quando forem trabalhar com cores claras é possível realizar a impressão no offset, mas quando forem trabalhar com cores escuras, optem pelo papel glossy ou matte.

Configuração para tipos variados de papel

Meus amores, agora vou falar para vocês, quais são as configurações para entenderem um pouquinho mais.

Abrindo o programa Studio, escolha a sua caixinha personalizada, busque pela opção de imprimir a sua caixinha, ponha para imprimir, escolha a sua impressora, logo em seguida clique em “preferências” para realizar as configurações.

Impressão em Offset

O que vocês precisam saber sobre é o tamanho da folha que vocês vão imprimir – no caso o A4-, o tipo de papel, vou utilizar a configuração do offset.

É preciso utilizar o papel comum e utilizar também a qualidade alta, depois clique em “mais opções personalizadas” e em seguida em “avançado”.

Amores, gosto muito de utilizar cor vivida Epson em modo de cores, mas quem tem costume de trabalhar com o RGB pode selecionar também, só que dá uma diferença nas tonalidades. Tá bom?

Logo após é o momento de selecionar o brilho, contraste e saturação. Para chegar na qualidade que eu preciso no caso do offset, trabalho sempre com brilho no 2, contraste no 3 e em saturação em utilizo 25, logo após basta confirmar e imprimir.

Imprimir em glossy

Para imprimir em glossy fotográfico é preciso selecionar a opção do papel fotográfico.

Logos após selecionar o tipo do papel, é preciso colocar a qualidade em alta. Depois clique em “mais opções personalizadas” e em seguida em “avançado” e vou mudar a minha saturação.

A sua saturação deve estar em 10 e logo após está tudo certo para mandar imprimir.

Imprimir em papel Matte

Agora para o papel Matte é preciso trocar o tipo de papel, lembrando que, se eu não trocar haverá uma interferência nas cores, por isso eu preciso selecionar o papel correto.

Ajuste para papel Matte, depois clique em “mais opções personalizadas” e em seguida em “avançado”.

Nesta etapa a configuração é a mesma que utiliza no papel glossy: brilho em 2, contraste em 3 e saturação em 10. Logo após basta conformar e a sua imagem já está prontinha para imprimir.

Lembrando que, nessas configurações eu utilizei a impressora l805, Para quem utiliza outro e as cores não estejam ficando igual, é importante mexer sempre em brilho, saturação e contraste.

Tudo que se tratar de impressão, é preciso fazer teste, é muito importante, mas as configurações que passei aqui podem ajudar muito vocês.

Conclusão

No texto de hoje nós conversamos sobre a qualidade da impressão para 3 tipos de papéis, os mais utilizados na cartonagem e papelaria, além de recomendar algumas configurações para facilitar a sua vida!

Amores, gostaram do texto de hoje? Querem saber mais sobre o assunto? Me acompanhem no meu site, me sigam no Instagram e se inscrevam no meu canal do YouTube.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre papelaria, cartonagem e personalizados, se inscreva para nossa próxima turma “Do Básico ao Luxo”.

Beijos e até o próximo texto!

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

2 thoughts on “Tipos de Papéis para Impressão Perfeita

Deixe um comentário