Sobrecarga mental X Rotina de mãe

sobrecarga mental

Oi meus amores, hoje eu vim desabafar aqui sobre um assunto delicado e que a grande maioria de nós mães enfrentamos. A sobrecarga mental do trabalho, com a rotina que temos que lidar em casa.

Eu sei que a maioria de vocês precisa conciliar essas duas coisas e as vezes parece mesmo que nós não vamos dar conta não é mesmo? Porém, mesmo com tudo a favor, as vezes parece que estamos fazendo pouco.

Desde o começo da pandemia, assuntos sobre saúde mental estiveram muito em alta, principalmente nas redes sociais e nos meios de comunicação e isso é uma realidade. É importante manter a saúde do nosso psicológico em dia para que todo o restante possa fluir bem.

De nada adianta fazer jornada dupla ou tripla para dar conta de tudo, do trabalho e da casa entre outros departamentos, e acabar com a nossa saúde. É preciso calma! Ponderar esse excesso o quanto antes.

Evite excessos para aliviar a sobrecarga mental

Uma dica fundamental para equilibrar esses momentos, é evitar os excessos. Se sentir que já está sobrecarregada, e que não deve aceitar mais trabalhos, diga não! Está tudo bem, você não é obrigada a fazer horas extras ou trabalhar nos finais de semana e feriados só para dar conta.

O não é muito bem vindo quando vai te fazer bem. Em casa, sempre que receber um pedido que pode ser delegado para a própria pessoa que pediu, peça para que ela tente fazer sozinha. Eu sei que em alguns casos os filhos ainda podem ser pequenos, mas dependendo do caso, esse pode ser um momento importante de começar a ensinar determinadas atividades.

Cada um com suas responsabilidades

Mãe e dona de casa não devem ser consideradas uma agenda. Tenha um painel em casa para que sejam anotadas as datas e os compromissos importantes. Essa é uma maneira de aliviar a sobrecarga mental de ter que lembrar de tudo.

Além disso, ao ter um painel, cada um fica responsável por suas atividades e responsabilidades. Sem que tenha que ficar sendo lembrado todos os dias. Isso facilita a rotina de toda a casa e também equilibra as responsabilidades de todos.

Elogios são bem vindos

Esse é um recado para quem convive com essas mães e mulheres que precisam equilibrar a vida profissional com a vida particular. Elogios são bem vindos, mas evite elogiar em comparação com outras mulheres e mães.

Não diga que nós damos conta de tudo, ou que somos melhores que “fulana” ou “ciclana”. Pelo contrário, pergunte se estamos bem, se está tudo indo como o planejado, se precisamos de algum apoio ou ajuda.

Nem sempre damos conta de tudo. E está tudo bem! Para evitar a sobrecarga emocional, é preciso parar de ligar a alta produtividade com a nossa sensação e sucesso ou autoestima. Não dar conta de tudo é normal, e as vezes precisamos sim de ajuda.

Manter a rotina em ordem requer um enorme trabalho e de todos que moram na casa. E por isso, não se deve cobrar apenas de uma pessoa que tudo seja feito, e muito menos que esteja tudo perfeito.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário