Caixa Dominó – Passo a passo

Caixa Dominó – Passo a passo

No passo a passo de hoje, você vai aprender a como montar uma caixa dominó. Ela é feita em técnica de cartonagem e eu desenvolvi para colocar um jogo de dominó que eu fiz em resina. O resultado fica incrível e você pode fazer com diversas propostas e temáticas.

No caso dessa, eu fiz com o tema da Jasmine, mas essa pode ser uma ótima ideia para presentear em datas comemorativas. Dia dos Pais, Natal, Dia das Crianças e por aí vai. O molde da Caixa Dominó Cartonagem, você pode adquirir e ela vai em formato PDF, no tamanho A4.

Por ser um molde que já está pronto, basta imprimir, recortar e montar. Mas caso deseja fazer alguma alteração, você também recebe o formato Studio. Podendo fazer as alterações que desejar.

Início da montagem da caixa dominó

Para começar a montagem, eu separei algumas folhas de papel color plus, 30 x 30 cm. E as impressões da caixa eu fiz no papel adesivo e depois fiz a laminação, para facilitar o trabalho. Mas você pode imprimir em papel comum e depois fazer a laminação. A única diferença será na hora de colar o papel. Com o papel adesivo não é preciso usar a cola.

Uma dica que eu sempre dou nas minhas lives, lá no canal do Youtube, é de fazer a laminação sobre qualquer impressão. Essa técnica serve para manter a qualidade do desenho por mais tempo, já que ela desbota com o tempo. Sendo assim, para garantir a qualidade e que o produto dure mais tempo, a laminação é indicada.

Para começar a montagem, é preciso fazer os recortes no papel roller e começar a encapar cada uma das partes. Eu uso a cola da Cascorez extra forte, com a ajuda de um pratinho e um pincel.

Pegue uma das folhas 30 x 30 cm e cole o papel roller como na imagem abaixo. Essa já será uma das bases da nossa Caixa Dominó. Depois de colar as dobras serão feitas para que o papel colado fique para o lado de dentro. Use a espátula para alisar o papel depois de passar a cola.

Faça o mesmo processo com a base e as laterais da caixa. Depois que todas as partes estiverem bem coladas, use um estilete de precisão para tirar as rebarbas do papel. Depois disso, faça a dobra das laterais. Use uma fita crepe para reforçar a união das laterais.

Encapando a parte externa da base

Para continuar o processo da cartonagem, passe cola na base da caixa Dominó e cole no papel color plus. Em seguida, use o gabarito de 15 mm para recortar a rebarba do papel. Esse detalhe é muito importante para dar acabamento na peça.

Use o estilete para fazer esse corte, mas atenção. Esse corte deve ser feito apenas da caixa para fora. NÃO recorte a lateral completa, caso contrário não vai ser possível fazer o acabamento da caixa.

Enquanto dos lados menores da caixa o corte é feito pelo lado de fora do gabarito, nos lados maiores, o corte é feito pelo lado de dentro. Mas sempre para fora, para as bordas do papel. Veja na imagem abaixo como deve ficar.

Comece colando a lateral maior do papel, para começar a dar o acabamento externo da peça. Passe a espátula pelo lado de dentro e de fora para deixar o papel sem bolhas. Use novamente o gabarito para remover o excesso de papel e assim, fazer o acabamento da borda, virando para dentro.

Antes de fazer a dobra, é necessário fazer um corte na lateral superior do papel. Como um dos lados fica maior que o outro, essa dobra é importante para cobrir completamente o papelão. Caso contrário, apareceria ali uma emenda de papel. Esse é o processo base de qualquer projeto em cartonagem.

Lembrando que essa técnica está disponível no meu curso Do Básico ao Luxo Plus, sendo um dos módulos que eu ensino, junto com a papelaria personalizada. É o curso mais completo sobre o assunto, e agora tem muitas novidades, como a resina, com metodologias de vendas e também precificação das peças.

Montagem da Capa

Finalizada a bandeja da caixa Dominó, onde as peças do jogo serão colocadas, agora é a hora de montar a capa. Agora vamos usar o papel laminado que no meu caso é adesivo, mas caso o seu for papel comum, use a cola e o mesmo processo anterior, para fazer a colagem.

Como a impressão da nossa capa, ela tem duas estampas, uma de ponta cabeça para a outra, eu sempre faço uma dobra no papel nesse local, para que eu tenha uma noção de onde devo colar o papelão.

Tire a parte de trás do papel adesivo, posicione o papel roller e confira se o lugar está correto. Estando correto, passe a espátula para dar acabamento. Para a parte do meio da capa, use o gabarito menor para deixar uma marcação de dobra. E por fim, fixe a outra parte do roller.

Os cortes nas laterais para dar acabamento na hora de virar o papel adesivo, é feito com o fio de cabelo. Isso é usado para deixar o acabamento perfeito. Use a dobradeira na hora de fazer a dobra para reforçar bem o vinco do meio, onde a capa será dobrada.

Para fazer o acabamento interno da capa, use a outra impressão que será colada na parte de dentro, sem esquecer de fazer o vinco da dobra do meio. Faça essa dobra e reforce o vinco usando a dobradeira. Esse processo é importante para não ter risco de o papel rasgar na hora de cobrar a capa.

Montagem final

Na hora de finalizar a caixa dominó, faça dois furos na bandeja, uma de cada lado. Esse furto vai servir para passar um elástico e assim, manter a capa fechada, para que o dominó não caia. Feito isso, cole a bandeja na parte debaixo da capa. A cola deve ser aplicada na parte debaixo e também na aba lateral.

Nesses furinhos, eu coloco um ilhós para prender o elástico. É difícil o processo, mas consegue fixar o elástico bem melhor.

E aí? Gostaram? Me contem nos comentários se vocês gostam desse tipo de projeto. Me acompanhem no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades e também me dar sugestões do que vocês querem ver nas minhas redes sociais.

-----------------------


DBL Plus
-----------------------

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.