Procrastinação: Será que estou precisando de ajuda?

procrastinação

Você já deve ter ouvido falar que a procrastinação é inimiga da produtividade. O ato de ficar adiando tarefas, além de atrapalhar o trabalho, também aumenta os níveis de ansiedade e estresse.

Contudo, vale ressaltar que esse é um problema muito enraizado nos seres humanos, sendo assim, todos nós procrastinamos em algum momento. Mas a grande questão é, como parar de enrolar e ser mais produtivo?

Saber como tratar esse comportamento exige um pouco de autoconhecimento. Assim como saber se você está precisando de algum tipo de ajuda. Contudo, existem algumas dicas que auxiliam nesse processo para trocar os hábitos. Para saber mais, continue lendo.

Divida seu tempo

Separar o tempo por bloco é uma forma de agilizar alguns processos. Essa divisão precisa ser estratégia para manter o foco total durante o tempo dividido e assim relaxar durante pausas programadas. Por exemplo, separe 1 hora para se dedicar totalmente ao que precisa ser feito, com foco total. Depois disso, separe 10 minutos para relaxar, olhar as redes sociais e depois voltar ao foco novamente.

Divida as metas maiores em micro tarefas

Tarefas muito extensas ou difíceis de fazer nos dão uma sensação incapacidade. Sendo assim, uma boa técnica é dividir uma grande tarefa em tarefas menores. Parcelar as atividades é uma boa maneira de não procrastinar, já que elas ficam mais fáceis de serem feitas e a cada etapa a motivação aumenta.

Melhores os hábitos da rotina

Manter uma boa disciplina exige hábitos saudáveis. Ter uma rotina saudável, é fundamental para se sentir bem e evitar a procrastinação. Fazer atividade física, se alimentar corretamente, dormir bem ajuda muito para ter um bom desempenho durante o dia.

Planeje o seu dia

Quem tem objetivos e metas a cumprir ao longo do dia, precisa de programação e planejamento. Essa é a melhor maneira de evitar a procrastinação e conseguir cumprir com tudo durante o dia. Além disso, priorizar o que é mais importante é essencial para fazer o que precisa ser feito. Tenha metas de curto, médio e longo prazo.

Tenha prioridades

Muitas vezes, a procrastinação vem de falta de prioridade. Quando você não sabe o que é importante o que precisa ser feito primeiro, as atividades ficam perdidas. Classifique as suas atividades, funções e metas, por urgência, por prioridade. Faça o que é mais urgente primeiro, o que é mais relevante. É cientificamente comprovado que a motivação das pessoas diminui ao longo do dia, devido ao cansaço, por isso, comece o seu dia por aquilo que é mais importante.

Atividades rápidas, faça na hora

Existem algumas tarefas no nosso dia que exigem pouco mais de 3 ou 5 minutos para serem concluídas. Ao lembrar que precisa fazer algo desse tipo, faça na hora. Contudo, pare o que estiver fazendo e faça na hora. São itens a menos na sua lista de tarefas do dia que também ajudam a motivar com a sensação de tarefa cumprida.

A grande verdade por trás da procrastinação é descobrir aquilo que funciona para cada um. mas, reverter pensamentos que são prejudiciais para o seu trabalho, para a energia do ambiente, é uma ótima dica. Além disso, tenha sempre um ambiente bem organizado e em ordem para que as ideias consigam fluir de forma produtiva.

-----------------------


DBL Plus
-----------------------

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.