Pedidos de última hora o que fazer?

pedidos de última hora, o que fazer?

Quem trabalha com encomendas sabe como os pedidos de última hora podem gerar um enorme transtorno na nossa vida. Pode ser que você já tenha tudo programado, planejado, mas aí, surge uma encomenda de última hora. O que fazer?

Aceitar ou não? Será que dá tempo? Devo cobrar mais caro pela agilidade da produção? São muitas perguntas que você deve se fazer nessa hora, por isso, resolvi trazer algumas dicas para ajudar vocês nesse momento de desespero.

Quando você se depara com esse tipo de situação e os pedidos de ultima hora, como costuma reagir? Para saber algumas estratégias de como falar e como lidar com a situação, continue lendo.

Entenda a situação e a dor do seu cliente

Imprevistos acontecem. Com todo mundo. Por isso, muitas vezes é importante compreender o que pode ter acontecido. Existem casos em que o cliente só deixa para última hora mesmo, mas também pode ter acontecido algo que ele precise realmente de imediato. E aí? Como lidar?

A grande verdade é que para quem não trabalha com artesanato ou não tem noção de como o trabalho manual funcional, dificilmente vai entender o que é encomendar com antecedência. Por isso, temos a obrigação de orientar e propor algumas soluções. Tanto para não deixar o cliente na mão, quanto para educar mesmo e mostrar como o processo funciona.

É preciso explicar que cada peça é montada manualmente, ou recortada manualmente se for o caso, e que isso impacta nos seus outros pedidos, e etc. Veja qual a melhor forma de ajuda-lo, e tente solucionar o seu problema da melhor maneira. Mas nunca passe uma encomenda ou um pedido de última hora por cima de outro que possa lhe trazer prejuízos.

Seja claro se não puder resolver o problema

Quando não é possível pegar a encomenda de última hora, é preciso deixar a mensagem bem clara. Muitas pessoas não aceitam o não como resposta e acham que temos a obrigação de aceitar qualquer pedido.

Sendo assim, seja o mais sincero possível e explique que não poderá ajuda-lo naquele momento. Não dê informações erradas para o seu cliente, com medo de dizer não. O não dito é a paz do seu ateliê.

Avalie com calma a possibilidade de atender ao pedido

Mesmo para os pedidos de última hora, as vezes é possível atender. Verifique e analise com calma o que a pessoa está pedindo. Veja se realmente é possível atender, senão vai te atrapalhar com outras encomendas, e se você terá tempo para realizar a produção.

Evite ao máximo pegar trabalhos para virar a noite, não dê esperanças ou expectativas para o cliente e depois verifique que não vai dar tempo ou que não tem material. Avalie tudo com muita calma e dê uma resposta sincera para ele.

Ao perceber que não irá conseguir, seja claro e verifique o que irá precisar e se você tem o material disponível. Caso não tenham, informe o tempo que leva para receber e assim, informe o prazo correto. Caso ele possa esperar ótimo, senão, não tem o que ser feito.

Você pode tentar trocar o pedido, oferecer outra opção que tenha disponível, mas tudo vai depender do que o seu cliente busca. Portanto, mais uma vez, em pedidos de última hora, sempre avalie a possibilidade do pedido ser atendido ou não.

Conclusão

Nem sempre é possível abraçar o mundo. Em algumas épocas do ano a nossa demanda é maior, e os pedidos também aumentam. Geralmente é quando aparece os pedidos de última hora também.

Por isso, tenha um cronograma bem organizado. Planeje muito bem as suas encomendas e entregas para não deixar ninguém na mão e atrasar o mínimo possível os seus pedidos. Dessa forma, quando pedidos assim chegarem até você, fica mais fácil saber se consegue ou não encaixar para fazer.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário