Papéis e configurações de corte na máquina Silhouette

Papéis e configurações de corte na máquina Silhouette

Quem está iniciando na papelaria personalizada provavelmente já ouviu falar nas máquinas de corte e principalmente na Silhouette. Esse nome acaba gerando bastante dúvida nas iniciantes principalmente com relação a tipo de lâmina? Qual configuração utilizar? E muito mais.

Esse é um assunto bastante importante para quem é iniciante e também para quem não quer estragar matéria prima na hora de fazer o corte na máquina Silhouette. Ela é uma excelente ferramenta que serve para agilizar e muito o nosso trabalho no dia a dia e por isso, precisa aprender a fazer as configurações corretamente.

Aprendendo a usar a máquina de corte

Para quem está começando e quer entrar nesse universo da papelaria personalizada, eu sempre recomendo começar fazendo um curso. É no curso que você vai aprender mais detalhes técnicos sobre os tipos de papéis que existem e também como configurar o corte na máquina Silhouette.

Eu tenho disponível o curso Do Básico ao Luxo, onde eu ensino todas as técnicas para quem é iniciante e também para quem já trabalha com maquinário. É o curso mais completo do mercado, onde você vai aprender como configurar a espessura do papel com a lâmina da máquina, como criar portfólio, e uma série de técnicas. Literalmente da criação à venda.

Tipos de papel e configuração de corte na máquina Silhouette

Cada tipo de papel exige uma configuração diferente, devido a espessura do papel. Sendo assim, no caso do papel Offset 180 g, é necessário sempre entrar nas configurações do programa. Dessa forma selecionar o tipo de lâmina que será usado.

A Silhouette possui vários tipos de lâminas diferentes, como roquete, autolamina, corte profundo, entre vários outros. Sendo assim, tudo vai depender do tipo de corte que você precisa e também o material que está utilizando.

Contudo, ao entrar nas configurações de impressão, vai aparecer a opção de novo material. É nesse local que você irá selecionar o tipo de papel que está utilizando. No caso do papel Glossy por exemplo, a configuração é a mesma do Offset, desde que eles tenham o mesmo valor de gramatura.

Para papéis com 240 g de gramatura, a configuração do corte na máquina Silhouette muda. Nesse caso é preciso selecionar o papel Lami Cote, ou qualquer que seja ele, e adicionar uma gramatura maior. Seguindo sempre o tamanho do papel em si.

Força e velocidade

A força é outro ponto importante de se conhecer sobre as máquinas de corte. Para papéis mais grossos, é necessário saber como calcular a velocidade e também a força do corte. Na papelaria personalizada também utilizamos muitos papéis adesivos. Para esse tipo de papel é necessária uma configuração diferente, mas tudo vai depender do tipo de papel e também da gramatura dele. Na maioria das vezes, a função da máquina fica em meio corte.

Ao avaliar a velocidade, força e também o tipo de lâmina que será usada dependendo do projeto, é que o corte na máquina Silhouette e configurado.

De uma forma geral, toda a configuração das máquinas fica a cargo do programa Studio. É através dele que se faz a máquina funciona e ao mesmo tempo, onde criamos o design dos projetos. A base para tudo, é entender a gramatura do papel e aprender a mexer no programa. Portanto, adquirir esse conhecimento é essencial para conseguir usar a máquina de corte e assim trabalhar de forma automatizada, e mais rapidamente. Para mais detalhes sobre esse tipo de informação, sobre abertura de turma do curso, me siga nas redes sociais do Instagram e também no Youtube e fique por dentro de tudo.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário