Pandemia vs Empreender: Você precisa ler isso

Oi meus amores, hoje eu queria conversar com vocês sobre como pode parecer mais difícil empreender em tempos de crise como a pandemia que estamos vivendo, mas nem sempre é dessa forma que precisa ser.

Eu aposto que muitas pessoas se sentiram frustradas desde o ano passado, vendo tantos empreendimentos fechando e aí a vontade de tirar os planos e as ideias do papel foi por água abaixo. É normal ficar preocupando antes mesmo de começar. A instabilidade do mercado por causa da pandemia afetou todo mundo de alguma forma.

Mas eu gostaria de mostrar para vocês que tudo pode ter dois lados. Será que é mesmo preciso esperar que tudo passe para começar a empreender? O que fazer se tudo der errado? Por que existem tantas empresas abrindo principalmente nesse momento? Vamos refletir um pouco sobre isso.

Por que decidimos empreender?

Grande parte das pessoas têm o sonho de ser dono do próprio negócio, mas essa é uma resposta genérica, vamos um pouco mais além. Alguns querem conquistar a independência financeira, outros ter mais liberdade para trabalhar, entre vários outros motivos que variam de acordo com os sonhos de cada pessoa.

Em tempos de crise ter esse real motivo em mente, é muito importante, principalmente para ajudar a manter a cabeça no lugar e conseguir não ter que fechar as portas. Sabemos que com a pandemia muitos empreendimentos precisaram fechar as portas, mas ao mesmo tempo tivemos diversos novos empreendedores começando.

O que nos leva a pensar, sobre o que pode fazer dar certo?

Com a pandemia, muitas lojas também deixaram seus endereços e passaram a continuar atendendo em casa, via delivery, e isso é a inovação. Uma forma de continuar atendendo o cliente, cortando custos já que em alguns momentos as portas tiveram que ficar fechada.

Saber se adaptar é o que faz um empreendedor se manter em crescimento e superar a crise. A inovação, a criatividade em momentos de pandemia ajudaram milhares de novos empresários a continuar tocando seu negócio, enquanto outros abriram e decidiram começar com crise mesmo.

E hoje, continuam dando seu melhor para continuar de pé, presente e pagando as contas até que tudo isso passe. Isso não só para o comércio, mas prestadores de serviço, restaurantes, transporte, o home office foi uma das coisas mais comentadas na internet desde que a pandemia começou, e é uma forma de adaptação que também precisa ser levada em consideração.

Portanto, se você está se perguntando, se vale a pena empreender agora, com a pandemia e o mundo estando do jeito que está? Eu te respondo que vale a apena empreender sempre!

Inove, estude o mercado, veja como outras concorrências estão lidando com a situação, se estão enfrentando problemas, se esses problemas possuem solução e se quer começar, se é o seu sonho, comece.

Encontre o que você gosta de fazer, e comece. Vai ser difícil no começo, todos passam por isso durante o processo, mas faz parte de construir uma empresa começar pequeno, aos poucos.

Não tenha medo

Se o medo é sobre perder o emprego atual e depois não ter como se sustentar e pagar as contas, comece. Una as duas profissões e empreenda fora do horário de trabalho, muitas pessoas também começaram assim. Essa é até uma boa estratégia para analisar se vale a pena investir tempo integral naquilo.

Estudo o mercado

Para começar a empreender em tempos de crise, é preciso fazer uma boa análise do mercado, para entender o que funciona. Os tempos são difíceis para todos, tanto para quem vende, quanto para quem compra e ter isso em mente sabendo sobre a estabilidade do nicho que você quer atual, é o primeiro ponto.

Mas para começar é preciso dar o primeiro passo. Se está com medo, vai com medo mesmo!

Saia da zona de conforto, se capacite, estude o que for da sua área e inicie a sua jornada. Se não der certo, tente de novo, de novo, uma hora o esforço vai valer a pena. Acredite!

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário