Fontes incríveis para os seus trabalhos

Oi meus amores, hoje em vim dar uma dica muito legal para você sobre fontes para serem usadas nos projetos. Todo artesão que trabalha com papelaria personalizada e em outras áreas também, sabe que a fonte digital é muito importante para alguns projetos, ela pode fazer total diferença.

Com letras bonitas é possível criar uma infinidade de produtos e projetos e com isso. Se o seu trabalho usa de letras ou precisa de texto, então conhecer essas fontes vai te dar uma ajuda extra, na hora de desenvolver o artesanato.

Tipos de fontes

Existem milhares de softwares, programas e aplicativos que possuem uma infinidade de fontes, que só de pensar eu já saberia que ficaria em dúvida de qual escolher, hehehehe. Mas independente de qual seja o programa que você utiliza, saiba que existem categorias de fontes que mesmo em softwares diferentes, é possível encontrar algo que seja parecido.

O primeiro passo para deixar o processo mais fácil é escolher o tipo de fonte que vá facilitar o seu trabalho e também aquela que seja de fácil leitura. Independente de qual seja a fonte usada, ou para que ela será usada, ela precisa combinar entre si e cumprir seu objetivo que é ser lida.

Quantas fontes eu posso usar?

O número preciso para usar de fontes não existe. Você pode usar um para cada tipo de projeto se você quiser, desde que elas combinem com o tipo de artesanato ou trabalho que você está fazendo. Isso depende do efeito que você quer causar.

Cada tipo de fonte tem uma personalidade diferente, e por isso elas não podem entrar em conflito com seu trabalho. Imagina usar uma fonte toda grossa, cheia de personalidade, com traços retos, eu uma caixinha para presentes de bebê. Não combinaria.

Por isso, tenha em mente que o número de fontes que existem são inúmeros, e você pode usar quantos quiser, um para cada projeto, ou pode ter a sua identidade visual e usar estilos parecidos, isso tudo fica a critério de cara artesão, não há regras.

Como combinar as fontes?

Quem começa a trabalhar com artesanato, papelaria personalizada ou precisa incluir as fontes em algum momento do projeto, já deve ter se feito essa pergunta. E para saber como combinar as fontes, você precisa aprender um pouco sobre harmonia.

Isso significa que as fontes diferentes quando usadas juntas devem passar a mesma impressão, compartilhar do mesmo sentimento. Se de alguma forma o visual da combinação for conflitante, elas não combinam. Uma dica é escolher as que sejam mais parecidas, com isso a chances de errar são menores.

Veja como funciona.

Harmonia de combinação

Quando falamos sobre harmonia de fontes, isso remete a presente de características semelhantes. Elas precisam ser parecidas, ter as mesmas proporções, altura, combinar as letras maiúsculas e assim por diante.

Contraste de combinação

Agora se a ideia for combinar as fontes pelo contraste, essa também pode ser considerada uma ótima forma de combinação. Caso você tenha dificuldades em perceber características parecidas, o contraste pode ser uma alternativa para combinar as fontes do seu trabalho. Com isso, entenda as fontes possuem:

  • Estilo;
  • Tamanho;
  • Espessura;
  • Forma;
  • Cor

Todas essas características podem ser combinadas, de alguma forma, desde que exprimam as mesmas intenções. Misturar um estilo com outro as vezes é mais fácil, mas é preciso ter cuidado para não virar um conflito.

Conflito de combinação

O conflito é a combinação de fontes que não funciona bem. Provavelmente se você visualizar as duas juntas, vai causar um pouco de estranhamento hehehe. Parece estranho, mas é isso mesmo que acontece. E nos projetos não seria diferente. Portanto, conflito na combinação de fontes é o que não queremos.

E aí, deu para entender como funciona a maneira que se escolhe fontes para usar nos projetos? Eu vou deixar um link disponível aqui para vocês baixarem as que eu mais uso nos meus artesanatos. Espero que gostem.

Baixe agora mesmo algumas fontes para ajudar nos seus projetos
Click aqui!

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário