Ferramentas que não podem faltar no seu ateliê

Olá meus amores, tudo bem com vocês? Hoje vim aqui para apresentar para vocês aquelas ferramentas que não pode faltar no Atelier. Então acompanhe até o final para não perderem nada!

Ferramentas fundamentais

Tesoura

Começarei falando sobre a tesoura. Elas são fundamentais no trabalho de papelaria, tendo máquina de corte ou não.

É necessário dar preferência a tesouras que durem muito tempo, que a lâmina não cegue com facilidade e que tenha um ótimo acabamento.

Meus amores, a sugestão que posso dar são das tesouras da marca Cricut e da Toke e Crie.

Quando descobrimos uma ferramenta que facilita todo nosso processo, não podemos deixar ela escapar, priorize a durabilidade e a qualidade, mas lembre-se que para elas durarem é preciso ter cuidado, assim durarão muito mais. 

Alicate

Meus amores, a próxima ferramenta é o alicate. O que falarei hoje é o Crop a dile, ele é um alicate para pregar ilhós.

É interessante que você entenda as vantagens de utilizar o alicate no seu ateliê, as principais são a praticidade, além da facilidade de carregar e a sua versatilidade, pois, é possível utilizá-lo na cartonagem, papelaria e encadernação.

Amores, ele é um alicate que corta espessuras mais grossas, como é o caso do papelão holler. Dependendo do alicate, você pode ter dificuldade em cortar, então ele agiliza o processo.

Pistola de cola quente

Uma outra ferramenta que é necessária é a pistola de cola quente, é aconselhável adquirir a pistola que tenha botão de ligar/desligar, pois ela é mais prática e facilita o seu dia.

Esta ferramenta se faz necessária para a parte de papelaria, confecção de laços, personalizados de luxo e para a cartonagem. Pela sua ampla utilização, essa ferramenta é fundamental no ateliê, meus amores!

Estilete de precisão

Meus amores, uma outra ferramenta importantíssima no seu ateliê é o estilete de precisão, ele tem o formato de uma caneta, com uma lâmina na ponta, auxiliando em trabalhos detalhados, graças ao apoio dado.

Além da durabilidade, que é um fator importante, a troca de lâminas é facilitada, sendo menos perigosa, além da sua trava, diminuindo assim o risco de acidentes.

Amores, com o cabo emborrachado deste estilete, se torna mais fácil ter o apoio, fazendo com que qualquer um consiga fazer o desenho necessário com essa ferramenta. Vale a pena utilizar!

Espátula

Meus amores, uma outra ferramenta que mostrarei para você é a espátula. É possível utilizá-la para fazer dobras, raspar base de corte, entre outras funções dentro do ateliê.

A espátula é importante em um ateliê, tanto pelo acabamento quanto pela mobilidade, auxiliando na movimentação de peças que estão na base de corte, para outras superfícies, sem danificar.

Para que uma espátula seja bem utilizada no seu ateliê, é preciso verificar o seu tamanho, além de notar se a sua base serve tanto para raspagens, quanto para dobradura.

Estilete profissional

Meus amores, anteriormente falei sobre o estilete de precisão, mas ele é utilizado apenas para o corte de papel, já com o estilete profissional é possível cortar materiais mais rígidos.

É preciso que você escolha um estilete que tenha durabilidade, qualidade, além de ofertar segurança, com travas de proteção, para zelar pela sua saúde e da sua família.

 Ferramenta para Quilling

Meus amores, a próxima ferramenta que apresentarei para vocês é o quilling, ele é bastante utilizado para fazer flores e rosas, dando beleza e delicadeza a sua peça.

Com ele é possível agilizar o seu trabalho, fazendo com que ele fique pronto sem perder a qualidade. Sendo bastante recomendado para quem trabalha com flores.

Pinça

Quem trabalha com papelaria e cartonagem sabe que, um projeto não deve ser pego com a mão, pelo risco de dados ao que foi feito, nestes casos a pinça pode auxiliar.

Meus amores, eu aconselho que vocês utilizem a ferramenta chamada de pinça invertida, esta é o meu xodó e é bastante utilizada no ateliê.

Com a sua dinâmica, pegar objetos minúsculos e até os maiores se torna mais simples, sem exigir muito da sua coordenação motora, sendo assim, com um pouco de instrução e cuidado você consegue utilizá-la tranquilamente.

Furadores

Os furadores são ferramentas essenciais no ateliê, eles fazem com que o seu trabalho seja feito de forma rápida, principalmente para quem não tem máquina de corte, detalhada, de maneira segura, com muita qualidade e delicadeza.

Os furadores têm diversas formas, desde imagens como borboletas, até flores dos mais diversos tamanhos e formas, além de formas que fazem com que você consiga arredondar o canto das folhas, por exemplo.

Régua com barra de proteção

Amores, esta ferramenta que explicarei é a régua com barra de proteção, ela é fundamental, principalmente para pessoas que não tem máquina de corte e fazem o processo de forma manual.

A barra acoplada a régua traz a proteção para as mãos no momento do corte, além de fazer com que os cortes sejam feitos na medida correta.

Guilhotina

Existem materiais que são muito conhecidos na papelaria e na cartonagem, uma destas é a guilhotina, que auxilia muito quando o assunto é corte rápido e com precisão.

Para escolher uma guilhotina é preciso que esta tenha lâmina boa, com o corte preciso que seja de um bom material.

Escolha a guilhotina que não exija muita força para executar a ação, além de uma que tenha vantagens como a lâmina de picote e régua, por exemplo.  

Conclusão

Meus amores, no texto de hoje eu conversei com vocês sobre algumas ferramentas que são essenciais para ter em um ateliê.

Busque por ferramentas que tenham qualidade, que te auxilie na produção do seu conteúdo. Além disso, é importante se especializar a cada dia mais na sua área, para que, mesmo com poucos recursos, você consiga fazer personalizados belíssimos!

Caso você tenha interesse em saber mais sobre papelaria, cartonagem e personalizados, se inscreva para nossa próxima turma “Do Básico ao Luxo”.

Amores, gostaram do texto de hoje? Querem saber mais sobre o assunto? Me acompanhem no meu site, me sigam no Instagram e se inscrevam no meu canal do YouTube.

Até a próxima!

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário