Configurações de Corte para Máquina da Silhouette

Quem nunca teve dificuldade na hora de programar a máquina de corte da Silhouette? Quando compramos a máquina sempre temos dúvidas como “qual lâmina usar?”, “Qual é a numeração da lâmina?”, “Qual a configuração e a espessura?”.

Olá, meus amores. Tudo bem com vocês? Hoje eu vim aqui trazer mais um a dica, daquelas que nos salva nos momentos que mais precisamos.

Então, hoje eu vim aqui para conversar com você sobre isso, para que deixemos de estragar matéria-prima e até mesmo ferramentas do nosso ateliê com essas falhas.

Para que você não pera nenhuma dica, continue me acompanhando para que você não perca nada. Caso o seu material seja diferente do meu, adapte a dica para que esta se aplique melhor ao seu dia a dia.

Configuração de corte

Falarei para vocês quais são as configurações para todos os tipos de papéis que utilizamos. Mostrarei para vocês também que não existe segredo, vou te mostrar no passo a passo.

Vou mostrar como faz, como cadastra para sempre ter essa configuração cadastrada no programa.

Offset 180 g

Para cortar no programa, é preciso saber qual é a espessura do papel.

Então, como vou configurar? Costumamos ir para simples e aparece já pronto para a impressão. Vá sempre em “minhas” para selecionar a cor da linha do seu projeto.

Assim é possível saber todas as cores que você tem no seu projeto, selecionando apenas a que contará. É possível escolher assim, o tipo de lâmina que você vai utilizar.

Se você for fazer qualquer outro projeto, que seria necessário utilizar outra lâmina, é preciso mudar, você pode escolher entre a roquete, corte profundo ou autolamina, por exemplo.

Meus amores, clique em “papel decorado” assim aparecerá muitas opções pré-cadastrados pelo programa. Entretanto, muitas vezes os nomes não são fáceis, por isso é importante você conhecer o papel que utilizará.

Clique em “Papel decorado médio”, aparecerá para você “adicionar novo tipo de material”. Assim que abrir o que parecerá é para cadastrar o papel, primeira coisa que você fará é dar nome a este.

Vá ate “Novo material” e clique 2 vezes em cima. Assim, você pode escrever, configurando o papel que você desejar, no nosso caso é o Offset 180.

Em seguida, você deve determinar as configurações. Para o papel offset 180, você utilizará 30 de força, esta é a força que a lâmina vai exercer sobre o papel.

A velocidade sempre será 5, esta não muda para papel 180. No 180 só é necessária 1 passada e a lâmina você pode deixar no 3. Após isso, basta salvar e a sua configuração estará pronta para utilizar.

Nós podemos fazer isso para todos os materiais que utilizaremos. Essa função faz com que você diminua o tempo configurando e aumente o tempo produzindo.

Papel Glossy

Neste papel, você utiliza a mesma configurações do papel offset. Isso se dá por que o que manda na configuração é a espessura do papel, mas o offset e o glossy com 180 g faz com que a utilização da mesma configuração seja possível.

Papel com 240 g

Neste tipo de papel a configuração é diferente. Cadastre um novo tipo de material, o exemplo que posso te dar é do papel Lami cote 280g, sendo este um pouco mais grosso.

Clique sobre este nome e configure. Neste papel vice utilizará a força de 33, a velocidade com esse tipo de papel é de 3 e você pode colocar 2 em passadas, para aprofundar o corte, a lâmina utilizada você pode pôr no 6.

Papel com 120 g

Agora, podemos fazer uma nova configuração do papel. Basta você clicar no símbolo “+”, vai aparecer um novo material para você, assim você pode configurar.

Configure o papel 120 g com a força de 20, a velocidade vai ser mantida em 5, a passada em 1 e a lâmina no 3, essa configuração corta superbem esse tipo de papel, meus amores!

Após isso, basta clicar em salvar, assim a configuração ficará salvo para que utilize sem burocracia.

Papel adesivo/vinco

Agora, vou ensinar para vocês qual a configuração que eu utilizo para o papel adesivo – para destaque – e também para fazer vinco.

Nomeie da forma que você preferir para salvar, geralmente esse tipo de função é chamada de meio corte.

Neste tipo de configuração a força fica em 15, a velocidade é de 5, assim como os outros, a passada fica em 1 e a lâmina fica em 2. Logo após é possível salvar, sem problemas.

O local que falei no início armazenará todas as configurações que você salvou, assim é possível que você pesquise pelo nome que salvou, sem que perca tempo procurando entre os diversos recursos que o aplicativo oferece.

Após salvar, caso deseje saber se funciona mesmo, basta fechar o programa e logo após abrir e procurar pelo modelo.

Ou seja, desta forma, caso você deseje utilizar um tipo de papel que a gramatura esteja diferente, é possível configurar sempre para que seu trabalho seja mais fácil.

Meus amores, sabemos que a princípio parece muita coisa, mas não é tão complicado quanto parece. Tenha sempre foco, perseverança e fora de vontade, assim conseguirá aprender.

Conclusão

No texto de hoje eu te dei algumas dicas de como configurar o seu Studio, para que assim consiga cortar sempre, sem perder tempo configurando o mesmo padrão sempre que fechar o programa.

A configuração foi dada por algumas gramaturas e alguns tipos de papel, para que assim você consiga encaixar da melhor forma na sua realidade.

É valido salientar que, assim como em qualquer outra área, esta necessita de estudo e de informação, para que o seu papel seja cada vez mais bem desempenhado.

Amores, gostaram do texto de hoje? Querem saber mais sobre o assunto? Me acompanhem no meu site, me sigam no Instagram e se inscrevam no meu canal do YouTube.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre papelaria, cartonagem e personalizados, se inscreva para nossa próxima turma “Do Básico ao Luxo”.

Então, eu espero do fundo do coração que vocês tenham gostado e até o próximo texto.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

5 thoughts on “Configurações de Corte para Máquina da Silhouette

  1. ROSANA says:

    OI TAMIRES, TUDO BEM?
    JÁ SIGO VC HA ALGUM TEMPO….SOU FÂ DOS SEUS PROJETOS E DICAS….
    VÊ SE VC PODE ME AJUDAR….ESTAVA COM PROPLEMA, A MAQUINA DE CORTE NÃO DEVOLVIA A BASE DE CORTE QUANDO FINALIZAVA O CORTE….AÍ FUI NO BOTANZINHO DE CONFIGURAÇÃO…COMO NÃO ENTENDI COMO MUDAR ALGUMA COISA, FUI E PEDI PARA RESTAURAR PADRÃO…AÍ QUE A COISA FICOU RUIM MESMO…A MAQUINA FAZ TUDO PRO LADO DIREITO DA MAQUINA…NÃO LENDO MAQUINADE REGISTRO….E AGORA QUE FAÇO?

    • Tamires Moura says:

      Amore, boa parte dos problemas estão relacionados com a limpeza da máquina, as vezes tem alguma sujeira obstruindo um dos sensores da máquina fazendo com que a máquina passe a ter comportamentos estranhos.

      Uma boa limpeza quase sempre somente bons técnicos irão conseguir fazer, porém como último recurso, eu gosto de utilizar o aspirador de pó, usando ele como um soprador (nem todos fazem isso), assim existe alguma chance do ar fazer parte dessa limpeza sempre que seja preciso desmontar tudo.

      Se você já conseguil resolver, conta aqui para nós o que vc fez..?? bjos, espero que de tudo certo…

Deixe um comentário