Como ser uma pessoa mais criativa?

Como ser uma pessoa mais criativa?

Existem diversas profissões que necessitam da criatividade para produzir, para trabalhar e muitas vezes, bem a falta de imaginação, o bloqueio criativo. Essa é uma palavra que a gente ouve muito falar, principalmente quem precisa ser uma pessoa mais criativa.

Mas será que dá para aprender a ser mais criativa, ou como ser mais para aumentar a produtividade? A inspiração pode ser retirada de qualquer lugar, de qualquer ambiente, e até mesmo de qualquer experiência. Com isso, existem algumas dicas, para se tornar uma pessoa mais criativa e praticar a observação do cotidiano para encontrar mais inspiração. Para saber mais, continue lendo.

O que é criatividade?

A criatividade é uma habilidade, que pode ou não ser mais desenvolvida por algumas pessoas. Mas tecnicamente, é a capacidade de inovação, invenção e reinvenção que as pessoas têm de olhar determinada coisa, com outros olhos, de uma nova forma.

Sendo assim é possível praticar e despertar insights de criatividade. Desenvolvendo-a cada vez mais, aprendendo a lidar com ela e a usando como inspiração. Para saber então como ser uma pessoa mais criativa:

1.      Tenha novas experiências

Ter novas experiências ajuda a treinar a nossa mente para ser mais criativa. Nos tira da zona de conforto e nos faz ter novos olhares para tudo o que vivenciamos e isso desperta a nossa criatividade. Inclusive para novas soluções de problemas até. Nos faz mudar o padrão de pensamento e com isso, ficamos mais propensos a experimentar coisas diferentes.

2.      Se arrisque mais, sem medo!

O medo de errar não deve aparecer para quem quer ser uma pessoa mais criativa. No ramo da papelaria de personalizados por exemplo, criar um novo projeto, testar novos designs é essencial e faz parte do processo de criação. Portanto, é preciso arriscar, testar coisas novas, mesmo que não dê certo. O que não se pode ter, é o medo de falhar e por isso, não fazer nada.

3.      Se inspire

Tudo pode ser fonte de inspiração, quando visto de forma diferente. Amplie suas percepções, observe mais e reflita sobre o que estiver vendo ou vivenciando. Ao analisar uma fotografia, uma paisagem, ou até mesmo um objeto. Tudo pode gerar uma nova inspiração para aguçar a criatividade. Tenha referências, em músicas, artistas, livros, etc.

4.      Seja uma pessoa curiosa

As crianças costumam ser muito curiosas e por isso, também são consideradas muito criativas. Isso acontece, devido ao pouco conhecimento que têm das coisas enquanto ainda são crianças. Tenha interesse em coisas ao seu redor, isso pode despertar novas ideias na sua cabeça que podem se transformar em grandes inspirações.

5.      Se organize

Muitas pessoas têm a imagem de que pessoas criativas são bagunceiras ou desorganizadas. O que pode até ser verdade de certa forma, mas isso não quer dizer que a bagunça vai ajudar no processo criativo.

Portanto, se organize para colocar os pensamentos em ordem. Além disso, fica mais fácil se lembrar das coisas e principalmente de ideias quando você anota tudo, ou guarda tudo no lugar por exemplo.

O processo criativo de cada pessoa é totalmente individual, mas é possível ser uma pessoa mais criativa, praticando e treinando essa habilidade. Agora eu quero saber de vocês, como fazem para se inspirar por aí?

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário