Como deixar a CLT para empreender?

Como deixar a CLT para empreender

Boa parte das pessoas em algum momento da vida, já pensou em abrir uma empresa ou ter seu próprio negócio. E o grande motivo para não tirar esse sonho ou meta do papel, na maioria das vezes é sobre trocar a segurança da CLT para empreender.

Eu sei muito bem como é isso, como funciona esse processo, já passei por isso, principalmente pelo medo de não dar conta sozinha, de não entender alguns processos e realmente, tudo foi um processo. Então no artigo de hoje eu queria falar com vocês sobre essa preparação em trocar o emprego fixo pelo empreendedorismo.

Antes de começar a ler as dicas que eu vou deixar a baixo, a primeira coisa necessária de se ter em mente é a calma. Não precisa atropelar as etapas, a transição precisa ser planejada para que tudo aconteça da maneira mais segura possível. Sendo assim, para saber mais, continue lendo.

1.      Dá para começar fazendo as duas coisas juntas

Antes de largar o emprego e trocar a CLT para empreender, saiba que é possível fazer as duas coisas juntas no começo. Você vai ter que trabalhar mais horas? Vai, mas é um ponto importante, para ir começando a formar a estrutura do seu negócio, sem de fato, abandonar o trabalho. É possível começar as poucos e ir vendo como o mercado funciona, caso seja necessário mais investimento ou demore a ter retorno, trabalhar  em simultâneo é o mais seguro a se fazer para começar.

2.      Se organize financeiramente

O empreendedorismo pode ser uma ótima forma de ganhar mais dinheiro, mas até que de a empresa comece a dar lucros é preciso se manter e fazer uma reserva de emergência pode ser o primeiro passo. Além de ter uma reserva guardada para eventuais emergências, empreender envolve riscos e a transição da carreira requer um pouco de tempo até que a parte financeira realmente comece a dar lucros. Para controlar as finanças, a melhor maneira é economizar e destinar o dinheiro ao que é realmente essencial. Além de muito planejamento.

3.      Gerenciamento de tempo

Quanto mais organizado você for, melhor será para tocar o seu negócio. Ao trocar a CLT para empreender, você não tem mais obrigações de horários, mas isso não quer dizer que você poderá trabalhar menos. Na verdade, tudo vai depender da sua demanda, da sua organização e de como você toca o negócio. Mas é importante aprender a manter uma produtividade organizada para aproveitar melhor o tempo e não ter que virar noites para conseguir entregar o que é preciso.

4.      Estude sobre o mercado

Estudo para melhorar suas habilidades no empreendedorismo. Estudo comunicação, marketing, vendas, planejamento financeiro, liderança, o mercado, e se preciso faça cursos. De início a gente sabe que todo empreendedor acumula diversas funções, mas depois, é possível delegar funções e contratar funcionários. Mas até lá, é preciso saber atuar em diversas áreas ao mesmo tempo.

5.      Procure por ajuda se necessário

Quem está começando sozinha e troca a CLT para empreender, pode precisar de ajuda profissional, principalmente se for algum tipo de acompanhamento ou para tirar dúvidas. Existem diversos lugares que auxiliam o novo e o pequeno empreendedor como o próprio Sebrae. Lá é possível tirar diversas dúvidas e também obter acompanhamento até aprender tudo que é necessário para tocar o próprio negócio.

6.      Avalie suas motivações

Quando decidir deixar a CLT para empreender, tenha em mente qual é o seu propósito. Quem você quer ajudar, qual solução quer trazer para o seu público. Fazer a transição da vida profissional é uma decisão que precisa ser tomada com cuidado e nunca sem muitas avaliações. Tenha uma motivação, um objetivo, pense nos problemas que deseja resolver e entenda se é realmente uma vontade um desejo empreender.

Ter um negócio próprio pode parecer algo lindo, e é. Principalmente se você vai fazer algo que gosta. Mas exige muito trabalho e na maioria das vezes o caminho é árduo. Mas acredite, as recompensas podem ser imensas e no fim acaba valendo a pena.

-----------------------


DBL Plus
-----------------------

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *