Como conciliar meu trabalho com os personalizados

como conciliar meu trabalho com os personalizados

Oi meus amores, como vocês estão? Hoje eu quis trazer um bate papo aqui, mais voltado para a área do empreendedorismo e como é possível conciliar meu trabalho com os personalizados.

A grande maioria das pessoas que quer começar a empreender, as vezes dá início no negócio, enquanto ainda está trabalhando de carteira assinada. Isso é muito comum. Algumas pessoas precisam dessa segurança no início, para esperar que as coisas comecem a engrenar antes de se dedicar única e exclusivamente ao próprio negócio.

Eu tenho muitas alunas que fizeram dessa forma antes de se dedicarem completamente a papelaria personalizada. Contudo, ainda existem aquelas pessoas que querem empreender apenas para complementar a renda, ganhar uma grana extra fazendo um segundo trabalho.

A verdade é que trabalhar em dois empregos, é realmente desafiador. Para ser empreendedor, é preciso muita dedicação. E quando você ainda está trabalhando em uma empresa, com horário para chegar, metas para bater e trabalho para entregar, parece que nada funciona 100%.

Essa sensação é absolutamente normal. Mas acredite, com um pouco de empenho e dedicação, é totalmente possível conciliar meu trabalho com os personalizados.

Benefícios de se dedicar a um empreendimento enquanto trabalha CLT

As vantagens de empreender enquanto ainda está empregada, é que você já conta com uma fonte de renda segura. Sendo assim, rola até a possibilidade de investimento inicial para construir o seu negócio do zero.

Já vimos aqui em outros posts, que não é necessário muito investimento para dar início na papelaria personalizada. Os materiais não são tão caros assim, e as ferramentas podem ser compradas com o tempo.

Entretanto, não são todas as pessoas que conseguem administrar esses dois trabalhos. Para quem não sabe, tocar o próprio negócio, empreender, dá muito trabalho. Muito mais do que trabalhar como empregado de uma empresa.

Geralmente no começo de um novo empreendimento, o empreendedor que é o responsável por tudo da empresa. Precisa fazer tudo sozinho e carregar os problemas nas costas. Parece até uma coisa impossível. Mas vai por mim, sempre valerá a pena.

Para quem tem esse sonho de começar a empreender, mas tem medo de não conseguir conciliar os dois trabalhos, eu trouxe algumas dicas do que fazer e do que é preciso para desempenhar os dois papéis, com sucesso.

1.      Ame o que você faz

Se você está querendo iniciar na papelaria personalizada porque adora essa área do artesanato, quer trabalhar com cartonagem, etc. Tenha paixão pelo seu negócio. Esse é o primeiro ponto de partida para manter o empreendimento em andamento.

Quando se tem paixão pelo faz, mesmo que as coisas estejam difíceis, vai haver uma força ali te empurrando para continuar o trabalho com os personalizados. Fica mais fácil se dedicar. Portanto, se é para se dedicar de alguma maneira a um segundo emprego, uma segunda renda, que seja em algo que você realmente goste de fazer.

2.      Invista para ser eficiente e organizado

Nesse caso o investimento que eu estou falando é de tempo. Invista tempo para se organizar, e se manter sempre em dia com as encomendas. Não adianta ter dois empregos e não conseguir ser eficiente em nenhum deles. É preciso muita organização para dar conta de tudo que é preciso fazer, sem se estressar.

Todo empreendedor precisa saber como analisar seu trabalho, entendendo as atividades que são desenvolvidas e como elas podem ser melhoradas para otimizar tempo. Lembre-se que ao trabalhar fora, 8 horas do seu dia já estão comprometidas.

Sendo assim, avalie quais são as outras atividades importantes do seu dia e se organize para realiza-las de forma eficiente, quando precisam ser feitas. Portanto, esse é um dos primeiros estudos que precisa ser feito, para saber quanto tempo você tem para se dedicar ao seu negócio.

3.      Se planeje

Depois de descobrir quanto tempo você tem para trabalhar todos os dias no seu negócio, é preciso se planejar para fazer dar certo. Sendo assim, todo empreendedor deve avaliar os valores de investimento, de tempo, como isso será feito, fazer pesquisas de mercado, etc.

A verdade é que todos os passos de um empreendedor exigem planejamento. Principalmente quando ele precisa conciliar o trabalho com os personalizados. Lidar com um emprego fixo e um negócio, vai exigir muito jogo de cintura quando tiver que resolver um problema, quando precisar de mais tempo e assim por diante.

No começo, é muito comum que as pessoas tenham que trabalhar aos finais de semana para dar conta da demanda. O que não é algo ruim, mas tudo vai depender do desejo de empreender e de fazer as coisas darem certo. É cansativo, mas totalmente possível.

4.      Tenha ética

É muito importante que o empreendedor iniciante saiba separar dois mundos. Afinal de contas agora você é seu próprio chefe na sua empresa. Mas no seu trabalho ainda é subordinado de outra pessoa.

Sendo assim, é essencial manter a ética e respeitar os horários pelo qual está sendo pago para trabalhar. Cumprir a carga horária e os afazeres que são obrigação do cargo. Em resumo, quando estiver no seu trabalho, esteja no seu trabalho, faça o que precisa ser feito.

É completamente antiético fazer trabalhos para o seu negócio ou benefício próprio, quando está em horário de serviço, ou pior, estando no ambiente de trabalho. Fique atento a isso. Alguns especialistas até recomendam que você fale com o seu chefe e avise que está abrindo sua própria empresa.

Essa é uma forma de deixar claro que está começando a empreender, e também para avisar que a sua produção no trabalho não vai diminuir por isso. Melhor contar de uma vez, do que o empregador ficar sabendo por outras pessoas.

5.      Tenha contatos

Para conciliar o trabalho com personalizados e ter sucesso é preciso ser inteligente na hora de firmar contatos. São as pessoas que vão te ajudar nessa caminhada. Caso você não tenha como contratar funcionários, faça parcerias, crie uma rede de contatos, estruture o seu negócio e encontre quem pode te ajudar de alguma maneira a resolver os problemas da empresa.

Quando a dedicação do nosso dia precisa ser dividida entre trabalho e negócio, é importante ter com quem contar. Ter contatos que sejam confiáveis, é fundamental para esse momento, principalmente caso precise de uma mão extra.

Contudo, ter esses contatos, sem que um trabalho atrapalhe o outro e as pessoas se relacionem bem, é sucesso para qualquer novo negócio e novo empreendedor. Saber como lidar com as pessoas é um hábito que precisa ser praticado constantemente.

6.      Treine seus ajudantes e saiba delegar

Delegar tarefas tem muito mais a ver com confiar nas pessoas do que apenas passar o seu trabalho para outra pessoa. A grande maioria das pessoas não tem essa atitude de delegar tarefas por simplesmente não confiar que a pessoa vai conseguir entregar um bom trabalho.

E quando você precisa dividir o seu tempo em dois devido ao seu trabalho com os personalizados e o seu emprego, é necessário delegar tarefas e confiar nas pessoas. Para as duas áreas. O mesmo vale sobre abrir mão de um novo cargo, mesmo que seja uma promoção.

Qualquer coisa que puder te sobrecarregar e atrapalhar o seu negócio, precisa ser repensado. Mesmo tendo a segurança de um emprego de carteira assinada, quem começa a empreender em busca de uma renda extra, pode contar com alguns ajudantes. Mas para isso, é necessário confiar para delegar.

7.      Disposição estratégica

Ter duas atividades, ter dois empregos, requer muitas condições físicas e disposição motivacional estratégica. Por que eu digo estratégica? Porque você não vai parar de viver para apenas trabalhar nos seus dois empregos. Sendo assim, você terá que aprender a administrar melhor o seu tempo para aquilo que é importante.

Sendo assim, estar saudável tanto fisicamente quanto emocionalmente, requer muito preparo para lidar com os dois trabalhos. Caso contrário isso pode te atrapalhar e prejudicar de forma irreversível.

Além disso, é necessário estar disposta e motivada para tomar conta do seu próprio negócio. Para que uma empresa dê certo, ela requer investimentos. E não necessariamente estou falando de investimento financeiro, mas sim de tempo e dedicação.

Eu sempre falo muito isso no meu Instagram, da importância de trabalhar bem, entregar seus trabalhos com qualidade e assim, trabalhar sempre. É preciso ser profissional nas duas funções e conciliar trabalho com os personalizados. Isso á algo que vale a pena.

-----------------------


DBL Plus
-----------------------

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *