Como combinar as fontes nos seus projetos!

combinar as fontes

Sempre que vamos começar a criar um projeto do zero, nos surgem várias dúvidas e uma delas é como combinar as fontes para deixar o resultado bonito e perfeito. Saber a melhor maneira de combiná-las para que façam sentido e deixem o trabalho harmônico, é fundamental para que o trabalho fique atraente e de uma forma diferenciada.

Existem algumas teorias que ajudam na hora de unir e combinar as fontes da melhor maneira. Mesmo que você seja livre para escolher as letras que desejar, ainda assim, é importante saber como fazer combinações. Para saber mais, continue lendo que eu vou te contar.

Una fontes da mesma família

Quando falamos em combinar as fontes, a tipografia da letra importa bastante. Portanto, ao escolher fontes que sejam da mesma tipografia, é meio caminho andado para que elas fiquem harmônicas.

A tipografia diz respeito ao tipo da letra se ela é cursiva, se é criativa, serifada, monoespaçada e assim por diante. Levar em consideração a classificação das letras na hora de combinar ajuda a não cometer erros.

Combinar as fontes grossas com as finas

Esse tipo de combina gera um contraste. O contraste fica bonito em alguns tipos de trabalhos e por isso, pode-se levar em consideração esse tipo união. É como se uma complementasse o visual da outra fonte e o resultado fica bem harmonioso.

Fontes que se complementam

Dentro do universo das fontes, existem algumas opções que podem complementar outras. Contudo, isso costuma acontecer de forma intuitiva, observando o que cada uma das letras transmite.

Portanto, ao escolher combinar as fontes de um convite de festa infantil, por exemplo, mais divertida e arredondada, o que complementaria esse visual? Algo que seguisse a mesma linguagem, e não algo que fosse comercial ou muito rebuscado. Conseguiram entender?

 O tradicional e o divertido para combinar as fontes

É mais fácil quando você combina opções opostas. Mas claro que ainda assim, elas precisam combinar entre si. Precisa haver uma hierarquia entre elas, sendo uma para chamar mais atenção e a outra a secundária. Tudo também depende da intenção e da proposta da escrita.

Não combinar as fontes que forem muito diferentes

Entretanto, na papelaria personalizada, existem muitas opções de projetos e peças que podem necessitar de letras e escrita. Contudo, é importante saber não combinar fontes que sejam muito diferentes entre si.

Como eu disse anteriormente, elas precisam ser pelo menos da mesma tipografia, ou serem complementares, etc. Precisa haver um acordo e elas devem se comunicar. Para saber isso, basta analisar visualmente a junção das mesmas.

Legibilidade

Por fim, mas não menos importante a legibilidade das fontes é fundamental. De nada adianta conseguir combinar as fontes de forma linda se no fim do projeto elas não ficarem legíveis. Todo o trabalho vai por água abaixo.

Portanto, aos escolher as combinações e desenvolver o projeto, sempre analise a impressão, analise o tamanho do projeto e com olhar bem crítico, observe se aquilo está realmente legível, se vai ser algo fácil de identificar de longe também.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário