Combinando cores nos seus projetos

combinando cores

Quem trabalha com papelaria personalizada ou faz qualquer tipo de trabalho que envolva cores, sabe que começar combinando cores pode ser fundamental para o sucesso da peça. Não adianta criar um projeto lindo, mas usar cores que não combinem entre si, isso acaba desfavorecendo a beleza da peça.

Por isso, para te ajudar nesse processo e na hora da criação, eu vou te dar algumas dicas que facilitando na hora de estar combinando cores para cada projeto. Existem teorias para isso, incluindo o contraste, legibilidade e também o que você quer passar como mensagem. Sendo assim, para saber mais, continue lendo.

Usando o círculo cromático

O círculo cromático é um exemplo de ferramenta, muito usado por designers na hora de criar projetos diferentes. Contudo, através dele é possível encontrar cores que combinam, que se complementam e também as que contrastam entre si.

Combinando cores complementares

As cores complementares dentro do círculo cromático são aquelas que estão opostas. As cores que se encontram do outro lado, conseguem complementar umas as outras, coo é o caso do azul e do laranja, do roxo e do amarelo e assim por diante. Ter essa visualização, torna mais fácil a criação de projetos combinando essas cores. Elas podem ser usadas em tons diferentes, desde os mais vibrantes até os mais opacos ou candy em projetos mais delicados. Os resultados ficam incríveis.

Combinar três cores de uma vez

Se a paleta de cores do projeto exige mais de duas, usando o círculo cromático também é possível escolher. Portanto, o ideal para encontrar as cores que combinam, é unir 3 cores diferentes que estejam separadas por uma distância igual. Por exemplo, de 4 em 4. Dessa maneira as cores vão ser muito contrastantes, porém harmoniosas. Vale a pena tentar.

Combinando cores análogas

As cores análogas são aquelas que se encontram uma ao lado da outra dentro do círculo cromático. Também chamamos de dégradé ou tom sobre tom. Entretanto, esse é o tipo de combinação mais calmo e que representa continuidade. Entre 3 e 5 tons diferentes é o ideal para ser usado, sem perder o foco.

Combinando mais de quatro cores

Se a ideia for criar um projeto mais colorido, a melhor forma de começar combinando cores é usar uma cor primária e duas complementares e mais uma de destaque. Contudo, esse tipo de composição é harmônico, consegue deixar a combinação cheia de sincronia e também bonita. Você pode fazer vários testes por aí, e até encaixar os tons que fiquem mais próximos do desejado.

Legibilidade

A legibilidade dentro dos projetos de papelaria personalizada é sempre muito importante. Sendo assim, isso não deve pode deixar de lado, de jeito nenhum. Na hora que estiver combinando cores, verifique se uma cor sobre a outra, não vai atrapalhar a leitura das letras que estiver usando. Nem sempre mudar a fonte resolve o problema. As vezes são as cores que estão contrastando demais uma com a outra.

Em casos de dúvidas, os tons neutros, os clássicos como preto e branco, são sempre boas opções. Sempre que testar e encontrar boas combinações, anote em algum lugar para saber que aquela paleta funciona. Essa é uma ótima maneira de destacar e manter aquilo que dá certo. Se arrisque.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário