Materiais e ferramentas para papelaria personalizada e personalizados de luxo

Olá, meus amores, estou aqui para falar sobre uma coisa muito bacana, o assunto da nossa conversa de hoje é sobre materiais e ferramentas que precisamos quando o assunto é personalizar.

Então vou mostrar para você algumas técnicas, para que que serve cada uma delas, para você iniciar os seus trabalhos da melhor forma.

Ferramentas

Irei iniciar falando das ferramentas, logo após nós conversaremos sobre algumas técnicas.

Base de corte

Para começar nada melhor do que falar da base de corte, ela é fundamental, para quem trabalha com personalizados independente de trabalhar com a tesoura ou não ela se faz necessária.

Se você gosta de trabalhar com a tesoura ela se faz fundamental por ajudar a medir e a não danificar a mesa.

Ela existe em vários tamanhos, tem ela em 35×35, tem ela 40×60, tem ela menor, enfim tem vários tamanhos.

Régua

Outra ferramenta indispensável são as réguas, recomendo que você utilize as ferro, porque quando você utiliza um estilete, rente a régua, caso seja uma régua de plástico, ela pode se desgastar.

Estilete\bisturi

Quem trabalha a tesoura precisa de um estilete, pois, existem detalhes que só no poder ser feitos com essa ferramenta.

Tesoura

Então de outra ferramenta fundamental para quem em interesse em iniciar no mundo da cartonagem e da papelaria é a tesoura.

Quando a gente trabalha com tesoura é preciso ter cada uma para cada tipo de material. As tesouras são fundamentais.

Existem tesouras para papel mais grosso, para papel, tecido, metalassê, existem as tesouras confortáveis que também são bastante precisas, para corte de fita dupla-face e tesoura de precisão, por exemplo.

Espátula

A espátula serve para tirar os projetos da base de corte, para que não amasse nem manche o seu trabalho. Ela não é fundamental, mas caso você possa investir em uma, será de grande valia para os seus negócios.

Pinça

Esta ferramenta auxilia mundo na pegada do seu trabalho, para que ele não amasse, não se suje e não caia, danificando o projeto, além de ajudar a pegar detalhes e trabalhos menores.

Espátula menor

Esta espátula é utilizada no processo de raspagem e para fazer cantos, é bom para vinil também para o momento da transferência.

Pistola de cola quente

E aí agora vamos falar sobre outra coisinha, você também muito importante porque eles que a gente faz a gente né? Então uma pistolinha de cola quente também é fundamental.

Isqueiro

O isqueiro pode ser utilizado para selar as fitas, selar os laços, ajudando no acabamento de cada peça.

É possível realizar esse processo com um isqueiro ou uma vela, mas também já existe também a máquina de cortar fita, entretanto, o investimento não se faz necessário.  

Cortadores

Meus amores, mesmo tendo a maquina de corte, os cortadores são fundamentais, isso ocorre por que essa maquininha é ótima para fazer detalhes.

Esse material é obrigatório para quem faz muitos trabalhos detalhados, como rosas, flores, borboletas e etc. Esse tipo de ferramenta pode acelerar a sua produção.

Laço fácil

Meus amores, esta é uma outra ferramenta gente, pois, existem pessoas que tem muita facilidade de fazer laço a mão, mas outras nem tanto, é para estas que esta é uma ferramenta obrigatória.

Ela facilita a vida de quem tem dificuldade. Então inclui aqui para vocês verem que existe possibilidade de fazer laços de forma super fácil, acelerando a sua produção sem perder a qualidade.

Base de vinco

Essa ferramenta serve para vincar o seu projeto, por exemplo: Quando você corta tudo a tesoura e precisa criar o vinco. Essa ferramenta é muito interessante, principalmente para quem utiliza tesoura.

Guilhotina

É possível encontrar vários tipos de guilhotina, algumas com opções de corte variados, criando detalhes para o seu projeto, ainda economizando o seu tempo.

A guilhotina é um ferramenta fundamental para as pessoas que são adeptas de tesoura, pois, é possível que esta facilite bastante a fase de corte dos projetos.

Materiais

É importante falar desta etapa, ter materiais de qualidade é tão necessário quanto ter boas ferramentas.

Papeis

O papel fotográfico do projeto e ele é responsável pela impressão do projeto, ele é um papel brilhoso da gente então quando tirado foto com ele, ele tem um pequeno reflexo, mas a qualidade de impressão dele é fantástica

Meus amores, outro papel que eu recomendo é o papel matte, o matte é um papel que tem uma qualidade igual papel fotográfico, entretanto, este é fosco, ambos com 180 de gramatura.

Outro papel é o offset, ele também é muito bom para os projetos, só que a qualidade de impressão dele não é tão perfeita como os outros, mas ele é mais comum de ser achado e sabendo fazer as configurações certas, você consegue chegar a uma cor aproximada.

Os papeis de cor também podem ser utilizados no seu projeto, sendo color plus, papel metalizado ou papel perolado, ele pode ser liso ou estampado.

Fitas

Um dos materiais mais básicos e que você precisa ter é a fita dupla-face simples. É preciso citar também a fita banana, ela é uma fita dupla face de espuma, muito boa para fazer colagens 3D, fundamental para quem trabalha com personalizados.

Cola

A cola PVA branca é maravilhosa e necessária, pincipalmente para quem trabalha com personalizados como caixinhas.

Fita de cetim

Laços são uma parte dos personalizados de luxo, pois dão um toque todo especial ao seu projeto. As fitas de cetim dão delicadeza e beleza ao seu trabalho, colorindo e embelezando ainda mais.

Você pode utilizar fitas de vários tamanhos, como as de 38 mm e a de 24 mm, por exemplo.

Pedrarias

As pedrarias servem para deixar os seus laços mais ainda mais lindos e as tags de metal para valorizarem ainda mais o seu projeto.

Computador

Os computadores são essenciais quando o assunto é personalizado, através dele você pode criar vários estilos e dar toques incríveis e particulares de cada cliente.

Impressora

Muitas pessoas podem pensar que, para trabalhar com papelaria e cartonagem, a impressora é fundamental. É possível trabalhar na área sem a impressora, pois esta é um investimento muito alto.

Busque locais que tenham qualidade e que você consiga imprimir os seus projetos por um bom preço.

Conclusão

Meus amores, no texto de hoje nós conversamos sobre alguns materiais e ferramentas que são indispensáveis para quem deseja ingressar no mundo da papelaria.

Amores, gostaram do texto de hoje? Querem saber mais sobre o assunto? Me acompanhem no meu site, me sigam no Instagram e se inscrevam no meu canal do YouTube.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre papelaria, cartonagem e personalizados, se inscreva para nossa próxima turma “Do Básico ao Luxo”. Então, eu espero do fundo do coração que vocês tenham gostado e até o próximo texto.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

11 thoughts on “Materiais e ferramentas para papelaria personalizada e personalizados de luxo

    • Tamires Moura says:

      já se cadastrou para acompanhar nossas aulas gratuitas semanais?? toda semana sempre estou trazendo mais novidades sobre as principais técnicas de personalizados do mercado (papelaria, luxo e cartonagem)

  1. Jéssica Ribeiro says:

    Estou estudando para iniciar no ramo de papelaria personalizado e o seu canal/blog são maravilhosos em conteúdo e explicação. Você indica algum lugar para compra das ferramentas e materiais ?

  2. Tatiana says:

    Bom dia linda ! Aqui é Tatiana..
    Queria uma ajuda ! Quero começar a trabalhar com personalizadas , tive essa idéia através de eu começar a fazer umas artes de banners pra minha Igreja , daí como não posso sair pra trabalhar , pois tenho 4 filhos sendo duas pequenas , queria trabalhar de casa Mesmo. Aí olhando no YouTube , apareceu seu vídeo ! Nossa sabe o que é amor a primeira vista, do tipo aqui está seu novo desafio , vai que você consegue. Fora que dependo do meu esposo pra tudo tudo ! E já cansada disso.
    Você poderia me passar
    Uma impressora de início em conta pra mim , e a máquina de corte?
    Vou comprar aos poucos! Como disse , dependo do meu Esposo. Pode me ajudar
    Qual a melhor pro meu início e aonde encontro.
    Desde já obrigado e que o Senhor continue abençoando sua vida

    • Tamires Moura says:

      Claro amore, minha dica número 1…. Não precisa sair correndo para comprar maquina de corte e impressora… Até que a impressora ajuda mais para quem está começando e o ideal é que seja uma com tanque de tinta e eu particularmente gosto muito das impressoras da linha Epson formato A4 resolve, e seus preços variam muito e a maioria atende bem..

      Como eu disse, o segredo para iniciar no mundo das criações personalizadas não está nas máquinas e sim nas técnicas + um bom direcionamento.

      Da uma olhadinha no meu curso Do Básico ao Luxo e aproveita que está com condições especiais… qualquer coisa me chama no privado (no link tem o botão para meu whatsapp)
      https://tamiresmoura.com/entrar/dbl/

  3. Gabriela Ramos says:

    Olá , estou 1 mes trabalhando nessa area de personalizados. Minha dúvida ainda muito alta em onde comprar mais barato, ou onde encontro tudo de materias. Ao inves de comprar um pouco em cada lugar. Poderia me ajudar?

    • Tamires Moura says:

      Amore, realmente não vai ter um lugar espeícfica onde se encontra todos os materiais, ferramentas e equipamentos, até pq são MUITAS possibilidades e você precisa primeiro focar em ter um direcionamento muito bem definido para justamente não sair comprando tudo que aparece pela frente.
      Recomendo que acompanhe a minha próxima abertura de turma do Curso Do Básico ao Luxo, será muito especial.
      https://tamiresmoura.com/dobasicoaoluxo/

Deixe um comentário