Formas de aliviar o estresse do dia a dia

formas de aliviar o estresse do dia a dia

Oi meus amores, como vocês estão? Vamos falar um pouco hoje sobre estilo de vida e como fazer para aliviar o estresse do dia a dia. A gente que a grande maioria de nós mulheres carrega o mundo nas costas, e precisa dar conta de um monte de afazeres diariamente. Ainda mais quem empreende.

Com isso, estresse e esgotamento físico e mental pode se transformar em um enorme problema na nossa vida. Seja pelo excesso de trabalho, por conflitos no relacionamento ou com familiares, conflitos internos também e o lado profissional.

As vezes a ansiedade invade a nossa mente e o nosso corpo simplesmente não aguenta. Isso é muito mais comum do que imaginamos. Principalmente quando mais responsabilidades começam a entrar na nossa vida pessoal e profissional.

Por isso, hoje eu vim trazer algumas dicas que eu uso para aliviar o estresse do dia a dia em dias que as coisas não andam muito bem por aqui. Quem me segue no Instagram já deve ter visto eu falando por lá como a rotina as vezes é muito corrida e exige muita paciência. Se você está passando por isso e precisa de conselhos para se aliviar e relaxar, continue lendo.

1.      Dê uma pequena caminhada

Quando estamos no auge do estresse, não conseguimos pensar em mais nada. Nessa hora o melhor a se fazer é se movimentar. Faça uma pausa curta e dê uma caminhada pelo quarteirão. Só o fato de sair do ambiente, seja em casa ou no trabalho, pode ajudar a refrescar os pensamentos.

Além disso, uma atividade física reduz o cortisol no nosso corpo que é o hormônio do estresse. Ajuda a liberar substâncias como a endorfina que é considerado um analgésico natural para melhorar o humor.

Faça o teste e me conte depois se não ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. Eu sei que quando você voltar os problemas ainda estarão lá para serem resolvidos. Mas muitas vezes, ao esfriar a cabeça dando uma breve pausa, você vai voltar com outra visão para aquela situação.

2.      Controle a sua respiração

Essa é uma técnica de alívio e serve principalmente para quem costuma ter ataques e grandes crises de estresse. Quando isso acontecer, feche os olhos e tente prestar atenção na respiração. Aos poucos vá diminuindo a sua frequência e passando a respirar mais lentamente.

Se concentre apenas na respiração e tente se lembrar de sensações boas e coisas positivas que aconteceram recentemente. Algumas pessoas relatam que esse tipo de prática ajuda muito aliviar o estresse do dia a dia, fazendo-as se esquecer de tudo.

3.      Coloque uma música calma para relaxar

Se estiver em casa, tome um banho também. A sensação de água quente no corpo junto a uma música relaxante pode ser o suficiente para aliviar o estresse. Durante esse momento feche os olhos e foque apenas no momento, tirando de lado todas as demais preocupações, sem pensar em nada mais.

Além disso, as músicas possuem ações que promovem substâncias neuroquímicas no nosso cérebro, como a dopamina. Que conseguem nos dar aquela sensação de bem estar de forma imediata. Por isso que as músicas são fundamentais em sessões de meditação.

Música clássica é uma ótima opção para ajudar a diminuir a frequência cardíaca, controlando a pressão e gerando relaxamento. Mas qualquer música mais calma, já vai ajudar a aliviar o estresse do dia a dia, desde que tenha um ritmo mais lento. Sons da natureza possuem o mesmo efeito.

4.      Aceitação do que não se pode controlar

Como eu disse no começo desse post, nós mulheres muitas vezes queremos dar conta de tudo e isso nos sobrecarrega. É um fato. Contudo, existem coisas na vida que não temos controle. Não se pode mudar. E quando aceitamos isso, boa parte da ansiedade e estresse vão embora junto com a necessidade de resolver tudo.

Ao contrário de ficar pensando que podemos resolver tudo, ou que precisamos prestar atenção em tudo, é preciso ter calma e equilíbrio para resolver as coisas. Para aliviar o estresse do dia a dia, temos que entender esse limite, sem ficar sofrendo por algo que não podemos mudar.

5.      Cultive bons hábitos

A vida muitas vezes nos exige muito no dia a dia. São situações e imprevistos que as vezes saem do controle. Contudo, manter uma rotina e cultivar bons hábitos ajuda nas formas de aliviar o estresse do dia a dia.

Sendo assim, ter uma boa noite de sono é fundamental para reduzir o estresse. Controlar os pensamentos antes de dormir para não ter insônia, mesmo que o dia tenha sido muito difícil, promove uma noite mais tranquila. Se desligue de aparelhos eletrônicos e evite se distrair.

Além disso, ria mais. É um grande clichê, mas se permita rir de alguns problemas. O riso alivia a pressão e a tensão que o estresse gera. Provoca maior oxigenação do cérebro e relaxamento dos músculos. Assista a uma comédia ou coloque um programa engraçado para ver.

Faça atividades que lhe agrade. Algo que exige pouca concentração ou um hobby que você goste para se distrair. Normalmente quando estamos fazendo algo que não nos gera preocupação, há um alívio mental enorme e esse descanso gera bem estar e elimina o estresse.

conclusão

Deu para perceber que o estresse é algo que vai acontecer uma hora ou outra. Mas existem diversas maneiras de ligar com isso, para melhorar o nosso dia a dia. Se você gostou das dicas, compartilhe com alguém que esteja precisando ou passando por um momento difícil. E se essa pessoa é você, calma. Que tudo vai passar. Não defina um momento ruim como algo ruim para a vida toda.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário