Como conciliar Home Office e filhos?

Como conciliar Home Office e filhos?

Oi meus amores, como vocês estão? Vamos falar um pouco de rotina hoje. Eu gostaria de conversar com vocês, sobre dicas de como eu tenho feito para conciliar home office e filhos. O meu ateliê é em casa então já lido com essa situação há mais tempo, mas eu sei que muitas pessoas tiveram que se adaptar a realizar as atividades dessa forma com a pandemia.

O primeiro ponto que eu gostaria de ressaltar com vocês é que não tem problema em não ser tão produtiva em casa, a rotina é nova e leva tempo para se adaptar. Principalmente quem tem filhos em casa. A produtividade leva tempo, mas existem algumas dicas para ajudar a conciliar a aprender a gerenciar as responsabilidades. Continue lendo.

1.      Monte uma rotina que seja flexível

Nem tudo vai sair como planejado. Manter a estrutura organizacional como no trabalho, muitas vezes não funciona no home office. Ser flexível é fundamental para quem tem crianças em casa e precisa conciliar junto com o trabalho. Tenha horário para as atividades, como horário para dormir e para as refeições, e avise sobre os momentos que não pode ser interrompida durante o dia, mas dependendo da idade da criança, é preciso ser muito flexível para ter harmonia e conseguir trabalhar. O famoso jogo de cintura rsrsrs.

2.      Separe o dia em blocos de tempo

Essa é uma técnica muito comum de produtividade e pode funcionar muito bem para conciliar home office e filhos. Inclua na lista itens que podem ser feitos no mesmo bloco de tempo. Essa pode ser uma ótima oportunidade para atribuir novas responsabilidades a outros membros da família, incluindo as crianças. Estando todos em casa é preciso que todos contribuam para manter as atividades dentro do horário ao máximo. Inclua o marido nessa também, caso você funcione melhor pela manhã, priorize suas atividades mais importantes para o período da manhã, enquanto seu companheiro cuida das crianças e assim dá para aproveitar melhor os blocos de tempo.

3.      Separe as funções

Uma das principais falhas de quem vai começar a trabalhar em sistema home office é não separar as funções de trabalho com as funções e atividades da casa. Sei que é difícil, mas é preciso saber separar essas duas atividades. O ideal é ter horário estabelecidos para fazer cada tarefa e evitar as distrações. Separe um período de tempo para fazer o que é pessoal e cuidar da casa, e outro momento apenas para trabalhar, manter o foco é super importante.

4.      Se planeje

Quando temos uma rotina agitada, é fundamental se planejar para não perder prazos. Principalmente quem trabalha com artesanato personalizado e possui encomendas, sabe que é fundamental ter uma programação eficiente para entregar os trabalhos sempre em dia. Organização é essencial, e o que puder ser feito com antecedência, faça!

5.      Tenha prioridades

Quando a gente vê o dia já passou e parece que não demos conta de nada! Faça uma lista com prioridades. Dê preferência para as tarefas que não são adiáveis. Identifique quais são as tarefas essências para o dia e foque nelas. Ter prioridades pode fazer o dia render mais e ser mais produtivo, por isso, o planejamento se faz essencial na hora de definir o que é prioridade.

6.      Descanse

Mesmo quem já trabalha em casa e precisa conciliar home office e filhos há mais tempo, as vezes sofre com o cansaço e as dificuldades em lidar com as responsabilidades. É preciso se dar uma folga de vez em quando. As funções dentro de casa durante a pandemia mudaram e aumentaram, principalmente quem precisa lidar com filhos, e por isso, não há motivos para se culpar, é temporário.

Vocês estão passando por esse momento de ter que conciliar home office e filhos? Me contem como estão lidando com essa nova rotina, vamos bater um papo.

Siga-nos no instagram!

Leia também: 5 fatores para precificar seu artesanato

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário