Meu cliente pediu desconto como agir?

cliente pediu desconto

Desconto é um assunto que faz parte da vida de todo empreendedor na hora de fechar uma venda. É fundamental saber como agir nesses momentos. Portanto, se o seu cliente pediu desconto, existem estratégias práticas para saber o que dizer e como contornar a situação.

É uma prática comum do brasileiro pedir desconto na hora da compra. Essa é uma forma de pagar mais barato. Mas para o empreendedor ou artesão que trabalha sob encomenda, lidar com esse pedido é um desafio constante.

Por isso, separei algumas dicas e estratégias para usar durante esses momentos em que o cliente pediu desconto. Saber negociar é essencial nessas horas, principalmente para não perder demais a sua margem de lucro e nem o ganho pessoal.

Para entender melhor como o desconto não é algo obrigatório, continue lendo para conhecer mais processos de venda que vão manter a sua empresa com o faturamento no positivo.

O que fazer durante o pedido?

Na hora que o cliente pediu desconto, é muito provável que você tenha pensado, feito uma conta e tirado um percentual do valor do produto. Isso é bastante comum durante as negociações de venda. Ainda mais quando você não quer perder aquela venda.

Contudo, a ânsia de conquistar um cliente, muitas vezes nos traz prejuízo. Portanto, a primeira dica é: não ofereça desconto sem se programar antes. Além disso, não ofereça desconto se o cliente não pedir e caso ele peça, se prepare para isso.

Outra dica para esse momento é buscar o comprometimento do cliente com relação ao fechamento do pedido. Dessa forma o desconto não vai sair de graça. Entretanto, quando o cliente pede para pagar menos, quem já está preparado para isso, possui uma margem de valores, para oferecer como desconto. Vale ressaltar que essa margem não pode comprometer o lucro da empresa.

Sendo assim, durante o pedido, é preciso estar preparado para isso, e não dar desconto além do que é planejado para afetar o lucro da empresa. Essa deve ser a condição para oferecer algo que vai beneficiar os dois lados.

Conheça a relação que existe entre desconto e valor agregado

Dentro do marketing, um pedido de desconto muitas vezes faz parte de um processo de negociação. Contudo, muitas vezes isso em excesso dentro do seu trabalho, pode indicar que o valor agregado do seu produto não está claro para o cliente.

O valor agregado dentro de uma negociação mostra ao cliente o quanto o seu produto vale para ele não em dinheiro, mas em utilidade, ou benefícios. Por isso, quando você consegue mostrar o valor do produto, mais ele pode valer e o seu cliente estará disposto a pagar, sem pedir por descontos.

Em alguns casos, é preciso diminuir o preço, para não correr o risco de perder a venda de um novo cliente. Mas com uma campanha bem feita, o reconhecimento do trabalho e do produto é visto e com isso, é ancorado para baixo.

Sendo assim, é importante saber a diferença entre preço e valor agregado. O desconto pode ser dado quando você tem preço a ser mostrado para o cliente. Mas quando o seu produto possui valor agregado e ele é percebido, dificilmente o desconto é pedido.

Saiba lidar com a insistência do cliente pediu desconto

Mesmo depois de mostrar todos os benefícios do seu produto, mostrar o valor agregado que ele possui, e ainda assim, o cliente insistir no desconto, é preciso saber o que fazer. Muitas vezes não adianta continuar insistindo nos benefícios do seu produto ou continuar dizendo o que ele tem de maravilhoso.

Portanto, não brigue e nem insista, é preciso ter jogo de cintura. Confirme com o seu cliente se ele entendeu sobre o produto, sobre todas as suas qualidades e os diferenciais que você oferece. É provável que ele não espere por essas perguntas. Sendo assim, questione por que ele quer um desconto?

Essa pergunta muitas vezes tem a ver com o preço de um concorrente, ou se é pelo fato de que ele está acostumado a pedir. Independente de qual seja a resposta, a sua decisão de baixar ou não o preço é uma decisão que precisa ter o planejamento mencionado a cima.

Tente vender uma solução e não um produto

Uma das formas de conseguir vender com valor agregado no seu produto é o de oferecer uma solução ao invés de um produto. Lembre o seu cliente de que o seu produto é diferente, e que você está vendendo algo que realmente fará diferença na vida dele.

Saiba qual o seu principal problema, e inclua o seu produto como solução para a compra. Sendo assim, essa acaba se tornando uma das principais formas de argumentar durante a negociação. Se você tiver opções mais baratas, mostre para que ele continua focando no seu produto alvo de venda. Essa é uma estratégia fundamental para vender com o preço correto do seu produto.

Conclusão

Para concluir, quando o cliente pediu desconto, você pode dar a ele se desejar. Mas antes de dar o desconto e baixar o seu preço, negocie com ele. A arte da negociação exige experiência e muito jogo de cintura.

Para que a negociação seja benéfica para a sua empresa, sendo assim, é importante saber dar desconto, recebendo algo em troca. Use uma condição de pagamento especial, como o pagamento em dinheiro ou Pix, ou até mesmo a compra de um segundo produto.

Essas são algumas estratégias fundamentais para saber como agir quando o cliente pediu desconto. Me deixe aqui abaixo nos comentários, como você lida com esse tipo de situação.

-----------------------


DBL Plus
-----------------------

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *