Laminação a Quente e a Frio

A laminação é um processo muito utilizado na papelaria personalizada para proteger, preservar e melhorar a aparência dos materiais impressos. Na laminação também utiliza-se uma plastificadora, que é uma máquina que utiliza calor e pressão para fixar o BOPP (película de polipropileno biorientada) em uma superfície, criando uma camada protetora e resistente. Neste artigo, vamos explorar mais detalhadamente o processo de laminação e as diferenças entre a laminação a quente e a frio.

Diferença entre laminar e plastificar

A plastificação consiste em aplicar uma pelicula de plástico sobre o papel que queira proteger. Já na laminação, utiliza-se o BOPP juntamente com o protetor térmico. O BOPP é um material especifico que aguenta as variações de temperatura, ele possui uma grande variedade de modelos, entre eles, Fosco, Brilhante, Holográfico, Velvet, etc. Ele personaliza seus produtos, deixando-os mais chamativos, e resistentes a qualquer tipo de risco de danificação, mantendo seu produto em ótima qualidade. Contudo, a plastificação e a laminação tem caracteristicas parecidas, porém utilizados para propósitos diferentes.

O que é a laminação na plastificadora?

A laminação é um processo que consiste em aplicar uma camada de plástico em uma superfície, a fim de protegê-la e prolongar sua vida útil. Na plastificadora, é necessário aquecer o plático e aplicar na superfície desejada, criando uma camada lisa, uniforme e resistente.

A plastificadora é uma máquina projetada para aquecer e pressionar o BOPP contra a superfície do material, laminado-o. O BOPP pode ser transparente ou opaco, mate ou brilhante, dependendo da preferência do cliente e do uso pretendido do material laminado.

Para que serve a laminação?

A laminação serve para proteger, preservar e melhorar a aparência dos materiais impressos. Os materiais laminados são mais resistentes à água, sujeira, rasgos e arranhões, o que os torna mais resistêntes.

A laminação também melhora a aparência dos materiais impressos, tornando-os mais atraentes e profissionais. A camada de plástico cria um acabamento liso e uniforme, realçando as cores e detalhes da impressão. Isso torna o material mais atraente e fácil de ler, o que é especialmente importante para a valorização do produto.

Além disso, a laminação pode aumentar a vida útil do material impresso, evitando a necessidade de reimpressão constante. Isso pode economizar tempo e dinheiro, além de reduzir o impacto ambiental causado pela produção excessiva de material impresso.

Laminação a quente

A laminação a quente é o método mais comum e rápido de laminação. Nesse processo, o BOPP é aquecido antes de ser aplicado na superfície do material a ser laminado. A plastificadora utiliza rolos de aquecimento para aquecer-lo até que ele fique macio e maleável. Em seguida, o BOPP é pressionado contra a superfície do material, criando uma camada uniforme e lisa.

A laminação a quente é ideal para materiais mais grossos, como cartões de visita, cartazes, folhetos e folders. Isso porque o calor ajuda a amolecer e a moldar o filme plástico ao redor do material impresso, criando uma camada mais aderente e resistente. A laminação a quente também é ideal para materiais que serão expostos a condições adversas, como chuva, sol e manuseio intenso, pois é mais resistente e durável do que a laminação a frio.

Laminação a Frio

A laminação a frio é um processo mais suave e delicado do que a laminação a quente. Portanto, nesse processo, utiliza-se o vinil, que é aplicado na superfície do material sem ser aquecido. Em vez disso, a pressão da plastificadora é utilizada para fixar o filme plástico na superfície do material.

A laminação a frio é ideal para materiais mais sensíveis ao calor, como fotografias. Isso porque a ausência de calor evita o risco de danificar o material laminado durante o processo. Além disso, a laminação a frio é mais econômica do que a laminação a quente, pois não requer o uso de rolos de aquecimento.

Conclusão

A laminação é um processo importante na papelaria personalizada, pois protege, preserva e melhora a aparência dos materiais impressos. A escolha entre a laminação a quente e a frio dependerá do material a ser laminado e do uso que será dado ao material. A laminação a quente é ideal para materiais mais grossos e resistentes, enquanto a laminação a frio é ideal para materiais mais sensíveis. A escolha do processo de laminação correto pode ajudar a prolongar a vida útil do material impresso e a torná-lo mais atraente e profissional.

-----------------------

Jornada Do Básico ao Luxo


-----------------------

Deixe um comentário