CURIOSIDADE TEM VALOR

Dá para acreditar que a curiosidade é valiosa? Sim, ela é e muito! As artesãos são artistas fantásticos, mas precisam de inspiração para criar suas peças e objetos, por isso a curiosidade tem papel fundamental. Não entendeu o por que ainda? Nós vamos explicar tudo neste post!

Olá amore, tudo bem com você? Espero que sim! Está pronta para a nossa conversa de hoje? Hoje falaremos sobre um temas que algumas pessoas julgam como ruim, mas que é essencial para desenvolvimento da criatividade: a curiosidade.

Você quer saber o por que disto? Continue lendo conosco!

Por que a curiosidade é importante?

Quando uma pessoa é curiosa, o seu cérebro tem necessidade de estar sempre atrás de informação para as suas curiosidades, de saber mais e saber sempre o por que das coisas que acontecem a sua volta.

Podemos citar nomes da nossa história que eram muito curiosos e através desta curiosidade fizeram coisas revolucionárias pela humanidade, como Leonardo da Vinci que era pintos, escultor, arquiteto, engenheiro mecânico, entre outras dezenas de coisas.

Podemos citar também como mente curiosa e bastante criativa Thomas Edison. Amore, Thomas era um cientista e inventor responsável pela lâmpada elétrica incandescente! Esta descoberta dele advinda da curiosidade nos ajuda até hoje.

Por último, mas não menos importante podemos citar Albert Einstein, que foi um homem extremamente curioso e essa curiosidade o levou a invenções que ajudaram a biologia e a mecânica até os dias atuais!

Viu como a curiosidade é importante? Você utilizar a sua curiosidade para alavancar a sua loja? Continue a leitura!

Como estimular a curiosidade?

Resolução de problemas

Quando falamos de problemas, não falamos de coisas ruins necessariamente, mas sim situações que devem ser corrigidas e para isso precisam de um esforço.

Quando nos vemos diante de problemas que devem ser resolvidos, devemos desenvolver técnicas que se adequem aquela situação específica, por isto a resolução de problemas é boa para aguçar a curiosidade.

Segundo a professora de Psicologia e pesquisadora de Criatividade Beth Hennessey, da Wellesley College, em Massachusetts (EUA) “Sempre recomendo que as pessoas pensem sobre algo que precisa ser resolvido como um labirinto. Há uma entrada para ele, mas muitos caminhos diferentes para a solução. Somente as pessoas que estão dispostas a ‘brincar’ e arriscar bater em um beco sem saída, em vez de tomar o caminho direto e seguro, provavelmente chegarão a uma verdadeira solução criativa”.

Por isto, arrisque-se, busque soluções, pesquise, utilize a sua curiosidade para o seu melhor!

Pense fora da caixa

Esta expressão nem sempre é levada com bons olhos, amore. Falam que pessoas que pensam fora da caixa são instáveis e “maluquinhas”.

Porém, pensar fora da caixa é necessário para desenvolver soluções onde as pessoas só veem problemas.

Pense comigo, amore: Você está com um problema na sua loja e não consegue resolver, quando você tem a curiosidade de ir até a origem do problema para entender como o mesmo começou, você pensa fora da caixa.

Você pensa de uma forma que a maioria das pessoas não pensariam, achando soluções que não seriam tão perceptíveis se você não tivesse tomado este caminho, entende?

Por isto, usar da sua curiosidade e pensar fora da caixa pode salvar até mesmo os seus negócios!

Percepção criativa

Esta percepção vai além do senso comum, do que é visto por todos que nos cercam, amore.

Todos têm a capacidade de desenvolve-la, mas os curiosos tem mais facilidade, pois estão sempre atrás de aprender coisas novas e de formas diferentes.

Veja bem: A temporada está em baixa para as vendas, mas a sua curiosidade não te deixa quieta sobre os produtos a serem criados.

Então, você vai pesquisar novas formas de fazer os seus produtos, aprendendo novos processos, que criam um diferencial para a sua empresa, podendo ajudar na hora de subir as vendas.

Processo de aprendizagem

Todo o ser humano tem capacidade de aprender tudo o que deseja, seja com mais ou menos facilidade em áreas diferentes, certo amore?

Pois então, quando existe a curiosidade por aprender determinado assunto, aquilo se torna mais fácil de ser compreendido, não por ser mais fácil, mas sim por existir interesse.

Amore, o interesse nos leva a ler mais, pesquisar mais, ir atrás de assuntos que são importantes para nós.

Artesãs tem curiosidade por aprender sempre novos processos que minimizem gastos e aumentem a produção e isto faz com que pesquisem e aprendam cada vez mais sobre determinado assunto.

Exercício da curiosidade

A curiosidade pode ser exercitada, não só através de leituras ou pesquisas, mas também através do silencia, não sabe como, amore? A observação!

A observação é muito importante para que as peças sejam desenvolvidas, pois é um método de aprendizado mais silencioso!

Conclusão

Hoje a nossa conversa foi sobre a curiosidade e quanto ela pode ser boa para o seu negócio! Gostou deste texto? Quer ler mais? Continue conosco! Até a próxima!

Curso Gratuito de Personalizados

⭐Garanta sua participação em nossas aulas Gratuitas
🔴[AO VIVO] e ainda conte com alguns bônus e extras.

🔷 Faça seu cadastro 🔷

(Papelaria Personalizada, Personalizados de Luxo, Cartonagem, Vendas e Extras), sua inscrição também garante que você possa acompanhar de perto a nossa próxima abertura de turma do curso
✂️Do Básico ao Luxo🎀

------------------

Materiais e Ferramentas

------------------

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *