Cada vez mais as pessoas procuram formas de se destacar e se diferenciar das outras.
Isso pode ser com a aquisição de uma roupa feita exclusivamente para ela, capas de celulares únicas ou mesmo materiais como canecas, agendas e bolsas exclusivas.
Essa vontade de ser única das pessoas trouxe a ideia, muitos anos atrás, da produção de materiais personalizados para os clientes.
Dessa forma, seria possível que alguém tivesse um produto personalizado, como camisas, exclusivas, sem que houvesse o risco de alguém ter uma igual.
O negócio de produtos personalizados cresceu, desenvolveu-se e, atualmente com o uso da tecnologia, tornou-se cada vez mais lucrativo.
Sendo assim, eu trouxe aqui nesse artigo algumas informações sobre esses produtos e sobre alguns segmentos para produzi-los.
Aqui você conhecerá um pouco mais sobre a sublimação, o bordado digital e a papelaria personalizada.
Acompanhe!
Produtos personalizados: entenda mais sobre os segmentos
O que são produtos personalizados?
Os produtos personalizados são aqueles produzidos de forma única para um cliente, da maneira que ele desejar.
Eles surgiram como o inverso das produções de larga escala de grandes empresas, onde diversos itens iguais são produzidos.
A tendência desses produtos no mercado tem crescido bastante nos últimos tempos, principalmente na internet, com diversos negócios online sendo abertos todos os anos.
Os produtos personalizados tiveram início com a produção de roupas únicas e exclusivas para os clientes, com estampas escolhidas pelos usuários.
Com o tempo e o aumento das possibilidades proporcionadas pelo crescimento da tecnologia, como o surgimento de equipamentos e softwares de design, hoje é possível desenhar artes cada vez mais pessoais ao gosto do cliente.
O mercado desses produtos expandiu-se, deixando de atender apenas o setor de vestuários e passando a produzir canecas, calçados, toalhas, almofadas, cases, artigos de decoração para casa e para festas, tudo de maneira personalizada.
Para que esses produtos personalizados sejam feitos há diversos segmentos, sendo alguns mais comuns e fáceis de serem encontrados.
Você deseja saber mais sobre esses segmentos, seja por curiosidade ou por interesse em investir nesse ramo de negócios?
Então conheça os três principais agora.
O que é a sublimação?
A sublimação é uma técnica de estamparia muito utilizada para a produção de produtos personalizados.
Essa técnica consiste em duas etapas: criação e impressão de arte gráfica e transferência dessa arte para o produto a ser personalizado.
A primeira etapa da sublimação é a criação da arte gráfica no computador e a sua impressão que é feita em um papel próprio (sublimático) para esse trabalho.
A segunda etapa consiste na transferência da arte impressa do papel sublimático para o produto a ser personalizado, como uma caneca ou uma camiseta.
Essa transferência é feita com a ajuda de uma prensa térmica e o papel sublimático é indispensável, pois ele evita a absorção da arte e garante que ela seja totalmente transferida para o produto.
O mercado que a técnica de sublimação atinge é extenso, podendo ser feitos artigos para decorações, roupas, bonés, canecas e brindes de empresas.
Essa técnica é bem em conta para quem deseja começar a investir, já que o capital inicial é de menos de R$ 5 mil.
O que é o bordado digital?
O bordado digital nos negócios de produtos personalizados se destacam pela simulação da produção de um bordado feito manualmente, entretanto, com muito mais precisão.
A produção de produtos por meio de bordado digital é parecida com a feita no segmento de sublimação, já que a arte pode ser produzida de antemão no computador.
Sendo assim, com a utilização de softwares específicos, será criada a arte gráfica (que também pode ser feita à mão e depois escaneada) simulando bordado.
Após a criação da arte, ela é colocada no produto em tecido na máquina bordadeira eletrônica, onde o bordado do design gráfico é realizado.
Por meio do uso da técnica de bordado digital, é possível produzir camisetas, toalhas, fronhas, lençóis e colchas de cama personalizadas para casa.
Além disso, é possível também trabalhar com a venda de tecidos personalizados para eventos, como toalhas de mesa e guardanapos.
O uso do bordado digital com a criação das bordadeiras eletrônicas veio com o intuito de aumentar e melhorar a produção de mercadorias com bordados.
Encontrar um bom software de design e uma boa máquina de bordado eletrônico é essencial, sendo as da marca Brother muito bem conceituadas.
O que é a papelaria personalizada?
A papelaria personalizada é um segmento de bastante sucesso de produtos personalizados, sendo muito requisitado por empresas, para pessoas que desejam fazer convites ou materiais de estudos ou trabalhos personalizados.
Esse tipo de produto é feito em programas específicos de criação, como o Corel Draw, o Photoshop ou mesmo o pacote Adobe, entre outros.
Eles são então impressos, em impressoras normais ou até mesmo personalizadas, e os recortes podem ser feitos em máquinas próprias, como a Silhouette.
É muito comum que as empresas contratem negócios de papelaria personalizada para produzir cartões de visitas, brindes (canetas, blocos de notas), bem como caixas, sacolas e embalagens.
Para começar, é preciso apenas, inicialmente, de um bom software de criação (e existem muitos gratuitos que são ótimos).
Caso deseje também fazer a compra de uma máquina de corte, como a Silhoette, o investimento para aquisição é em torno de R$ 2 mil.
Conclusão
Como você pôde ver, o negócio de produtos personalizados é muito vasto e existem diversas técnicas de produção dos mesmos.
Se você mora em uma cidade que possui muitos negócios, sejam grandes empresas ou pequenos empreendimentos, e deseja investir nesse tipo de produto, então a chance de sucesso é muito grande.
Isso porque, como você viu, muitas empresas contratam negócios de produtos personalizados para fazer exclusivos da marca.
Esses podem ser os cartões da empresa, banners, panfletos, agendas, calendários ou brindes, como canetas e blocos de notas.
Outro ramo muito atrativo para trabalhar com produtos personalizados é o de festas infantis, já que exige uma grande personalização a gosto do aniversariante.
A ideia central é escolher bem o nicho que irá trabalhar e depois começar a agir e fazer o seu marketing.
Gostou do artigo sobre produtos personalizados?
Se ficou com alguma dúvida, comente abaixa para que eu possa ajudá-lo.
Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico.
Era exatamente o que eu estava buscando na internet e
todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e
gratidão!
Olá, Parabéns pelo post!!! Gostei muito de seus artigos.
Sempre leio